Presidente eleito pela CDU é recandidato com lista de independentes
Sines, Setúbal, 07 Mar (Lusa) -- O presidente da Câmara de Sines, Manuel Coelho anunciou hoje que se vai recandidatar nas próximas autárquicas, com o apoio de de um movimento independente, depois de se ter desvinculado do PCP, em que militava há mais de 35 anos.
"SIM - Sines Interessa Mais` é o nome do movimento independente criado pelo candidato, juntamente com Marisa Santos (vice-presidente da autarquia), António Nogueira de Almeida (vereador), todos eleitos pela CDU e actualmente desvinculados do PCP, e Carmem Francisco, antiga militante dos Verdes.
O movimento independente foi hoje apresentado como "base de apoio" à recandidatura do actual presidente do município.
"Vamos promover a constituição de um movimento de cidadãos que será a base de apoio, não apenas à minha candidatura, mas à constituição de todas as equipas a candidatar à Câmara, à Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia de Sines e Porto Covo", anunciou hoje Manuel Coelho em conferência de imprensa.
"A minha candidatura baseia-se muito no trabalho já realizado e nos projectos que temos em curso, porque esses eram projectos dos quais, eu e os vereadores que me estavam mais próximos, éramos os mentores e os responsáveis, que não íam de encontro à lógica do partido, nomeadamente na área da educação e da saúde", assumiu o autarca.
A "construção de novas escolas", do "complexo desportivo", a "qualificação e desenvolvimento do centro histórico de Sines", uma "boa estrada de acesso" a Porto Covo, bem como "equipamentos novos para desporto, centro de dia, creche e casa de velório" são alguns dos projectos que têm "vindo a ser preparados "e a que Manuel Coelho disse querer dar continuidade.
Além disso, e sem definir ainda estratégias, o candidato anunciou a educação, a formação profissional, o emprego, a pesca, a habitação, o turismo e a atracção de investimentos para Sines como algumas das áreas em que "é imperioso avançar para novos projectos".
Eleito pela primeira vez em 1997, Manuel Coelho, que se desvinculou do PCP este ano, alegando interferência do partido na gestão camarária, salientou que a candidatura independente lhe permite trabalhar "liberto de teias e malhas partidárias, liberto de cercos e com mais capacidade de dinâmica para realizar projectos".
O "Sim - Sines Interessa Mais" pretende propor "à sociedade, nomeadamente aos partidos, a discussão destes projectos, que devem ser debatidos com todas as forças políticas para se acordar um plano estratégico que ultrapassa sempre o âmbito dos quatro anos de mandato, têm um horizonte de 10 ou 15 anos, pelo que é necessário de facto uma visão estratégica partilhada", disse o candidato aos jornalistas.
"Queremos envolver toda a sociedade, estamos abertos a todos os cidadãos", sublinhou Manuel Coelho.
Manuel Coelho é médico e vive em Sines desde o início da década de 80, tendo sido responsável pela Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional da Refinaria de Sines da Petrogal, desde 1979.
Para além de ter sido reeleito presidente da Câmara Municipal nas eleições de 2001 e 2005, Manuel Coelho foi membro da Assembleia Municipal de Sines, eleito pela CDU, em dois mandatos.
Manuel Coelho é o segundo candidato anunciado à presidência da Câmara de Sines, depois de o PS, na sexta-feira, ter anunciado a candidatura de Idalino José, líder da bancada do partido na Assembleia Municipal.
O executivo da autarquia é composto por cinco vereadores da CDU e por dois eleitos do PS.
AYN.
Lusa/Fim