Professores. Marcelo promulgou diploma para "salvar a situação" de milhares de docentes

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Marcelo Rebelo de Sousa explicou esta sexta-feira que promulgou o diploma sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores para "salvar a situação" de milhares destes docentes, que não seriam abrangidos em caso de veto. O presidente avançou que o diploma ainda não chegou às suas mãos, devendo "estar a ser acabado no Governo".

O chefe de Estado cruzou-se esta tarde com docentes em protesto em Viana do Castelo, onde explicou à RTP as queixas que recebeu. “Os 60 mil [professores abrangidos pelo diploma] gostariam de ter tido, noutros pontos, um regime diferente”, afirmou.

No entanto, segundo o presidente, “se o diploma não entrasse imediatamente em vigor, havia oito mil [professores] que não beneficiavam do diploma já neste ano letivo”.

“Portanto, havia dois caminhos: um era vetar, o que significava que só dois mil dos dez mil iriam receber o tratamento que tinha sido prometido para os dez mil para este ano letivo. O outro era promulgar, não concordando embora com muitos pontos do diploma, mas a pensar em salvar a situação dos oito mil”, justificou.

Questionado sobre a crise política, Marcelo Rebelo de Sousa não quis tecer mais comentários. “Eu não comento mais a questão política. Eu já disse que a questão política foi tratada ontem e será abordada no tempo devido, mas não agora”, vincou.
pub