Programa introduz objetivo de rever estatuto do animal

Lisboa, 06 nov (Lusa) - O programa de Governo defende a revisão do estatuto do animal para uma "maior dignificação e respeito" desde a "produção ao consumo, da investigação aos espetáculos", para "animais de companhia" ou em "parques zoológicos".

Lusa /

No capítulo dedicado a "manter o rumo da agricultura portuguesa", o último ponto é dedicado à "proteção animal", que não foi objeto de atenção no programa eleitoral da coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP).

Numa legislatura em que, pela primeira vez, o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) elegeu um deputado, o programa de Governo estabelece quatro objetivos para a proteção animal, que passam pela "revisão do estatuto do animal, permitindo assim uma maior dignificação e respeito pelos animais, assim como uma consciência coletiva do animal e seu bem-estar, desde a produção ao consumo, da investigação aos espetáculos, enquanto animais de companhia ou ainda em parques zoológicos".

"Reforçar a regulamentação específica relativa à detenção responsável de animais, nomeadamente os de companhia, penalizando os abusos de diversa natureza, em particular a zoofilia" é outro dos objetivos expressos no programa.

O programa do executivo quer o "reforço das políticas informativas e de divulgação que permitam uma maior consciência da sociedade quanto aos princípios científicos em matéria de proteção animal" assim como a promoção do "controlo da reprodução de animais de companhia como forma de prevenir o abandono e a eutanásia de animais, através de uma campanha nacional de esterilização".

O programa de Governo é discutido na terça e na quarta-feira na Assembleia da República, estando anunciadas moções de rejeição pela maioria de esquerda, o que implica a queda do executivo.

Tópicos
PUB