PS acusa Passos de desrespeitar tribunais e Assembleia da República

O PS recorda ao primeiro-ministro que os juízes do Tribunal Constitucional (TC) são eleitos após um processo escrutinado pela Assembleia da República (AR). O vice-presidente da bancada parlamentar socialista António Braga acusa Passos Coelho de ter faltado ao respeito ao TC, aos tribunais e ao Parlamento.

Sandra Henriques /

Foto: Tiago Petinga/Lusa

“Configura uma posição de desrespeito, não só ao Tribunal Constitucional, mas também à AR e até aos tribunais, porque o senhor primeiro-ministro parece que se esquece ou não sabe que o Tribunal Constitucional é constituído por dez juízes eleitos na AR por dois terços, e cinco dos quais são obrigatoriamente juízes de carreira, além de que são escrutinados na comissão respetiva na AR”, afirma António Braga à Antena 1.

O socialista considera que se está perante uma “grande indignidade do primeiro-ministro” e que na realidade “o problema é este Governo e este primeiro-ministro”.

Pedro Passos Coelho considerou na quarta-feira à noite que os juízes do Tribunal Constitucional devem estar sujeitos a um escrutínio muito maior e que devem ser mais bem escolhidos.

PUB