PS aprova lista de candidatos em Comissão Política Nacional de quatro horas

O PS aprovou esta noite as listas de candidatos as eleições legislativas. A reunião da Comissão Política Nacional durou cerca de quatro horas e terminou por volta das duas e meia da madrugada.

RTP /
Lisboa, Porto, Coimbra, Santarém e Braga terão sido os distritos cujas listas suscitaram maior discussão.

De acordo com fonte do partido, a maioria dos restantes 22 círculos eleitorais, incluindo os da emigração, foram aprovadas sem oposição relevante.

A Comissão Política Nacional do PS aprovou também um código de ética para os candidatos a deputados onde, entre outras coisas, ficam obrigados a revelar todas as suas actividades e rendimentos dos últimos cinco anos.

Esta proposta foi aprovada por unanimidade.

O presidente do partido sublinha a renovação de quadros nestas listas.

Álvaro Beleza, um dos destacados apoiantes de António José Seguro, prescindiu de um lugar elegível na lista de Lisboa.

Beleza criticou o processo, mas elogiou a disponibilidade de António Costa para passar a escolher os candidatos em primárias diretas, abertas a militantes e simpatizantes do partido.

Eurico Brilhante, que também fez parte da direção de Seguro, diz que o importante, agora, é derrotar o PSD e o CDS nas próximas eleições.

Na lista do Porto, depois de a Comissão Política Distrital ter chumbado a proposta do secretariado, chegou-se a um consenso.

O líder da Federação do Porto do PS diz que foi alcançado o equilíbrio num processo conduzido pelo próprio António Costa.

Costa disse, à saída, que a reunião foi tranquila. No início dos trabalhos, o secretário-geral do PS já tinha manifestado essa expetativa.
PUB