PS com vantagem de 8 pontos percentuais sobre o PSD

por RTP
PSD cai nas intenções de voto e o CDS-PP sobe RTP

A sondagem realizada pela Universidade Católica para a RTP e Antena 1 indica que o PS lidera a estimativa de resultados eleitorais com 38% das intenções de voto, um valor igual à sondagem anterior. O PSD cai dois pontos percentuais, para os 30%, e o BE perde 1 ponto percentual para os 11%. O CDS-PP cresce para os 8% e a CDU mantém-se nos 7 por cento.

A sondagem foi realizada entre os dias 17 e 22 de Setembro de 2009 pelo que ainda não reflecte o facto de o Presidente da República ter afastado o assessor para a Comunicação Social Fernando Lima.

A estimativa de resultados eleitorais foi obtida calculando a percentagem de intenções directas de voto em cada partido em relação ao total de votos válidos (excluindo abstenção e não respostas) e redistribuindo indecisos proporcionalmente pelas opções válidas, brancos e nulos.

São apenas consideradas intenções de voto de inquiridos que dizem ter a certeza que vão votar. Estas estimativas, indica a Universidade Católica, têm valor meramente indicativo, dado que diferentes pressupostos poderão gerar resultados diferentes.

Intenção directa de voto:


PS 30% (23%)
PSD 22% (18%)
BE 8% (8%)
CDS-PP 7% (4%)
CDU 6% (4%)
OUTROS 2% (2%)
BRANCO/NULO 3% (3%)
NÃO VOTARIA 10% (11%)
NÃO SABE 12% (17%)
RECUSA RESPONDER 1% (12%)

As variações entre os últimos resultados da intenção directa de voto (entre parêntesis) e os desta sondagem devem ser interpretados tendo em conta a mudança no método de recolha de intenções de voto. Para esta sondagem, foi realizada uma simulação de voto em urna.

Em parte, por esta razão, a recusa em responder à pergunta sobre a intenção de voto diminuiu consideravelmente.

De acordo com a Universidade Católica, importa ainda assinalar que aqueles que dizem que poderão votar e não decidiram ainda em quem votarão representam 12% da amostra, uma diminuição estatisticamente significativa em relação à sondagem da semana passada.

Projecção de Deputados


Esta projecção parte da pressuposição de que as estimativas de resultados eleitorais correspondem aos resultados reais das Eleições Legislativas de 2009 e de que as mudanças nos resultados eleitorais do Continente de 2005 para esses resultados de 2009 se repercutiriam de maneira uniformemente proporcional em cada um dos círculos eleitorais em que o pais está dividido. Ou seja, não resulta da estimação de resultados por distrito na base de amostras representativas de cada círculo eleitoral.


  Projecção para 2009 Distribuição de deputados em 2005
PS 100 121
PSD 80 75
BE 22 8
CDS-PP 15 12
CDU 13 14

 



Ficha Técnica da Sondagem de 24 de Setembro de 2009
Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica (CESOP) para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias entre os dias 17 e 22 de Setembro de 2009. O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental. Foram seleccionadas aleatoriamente 48 freguesias do país, tendo em conta a distribuição da população recenseada eleitoralmente por regiões NUT II (2001) e por freguesias com mais e menos de 3200 recenseados. A selecção aleatória das freguesias foi sistematicamente repetida até que os resultados eleitorais das eleições legislativas de 2002 e 2005 e europeias de 2009 nesse conjunto de freguesias, ponderado o número de inquéritos a realizar em cada uma, estivessem a menos de 1% dos resultados nacionais dos cinco maiores partidos. Os domicílios em cada freguesia foram seleccionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o mais recente aniversariante recenseado eleitoralmente na freguesia. A intenção de voto foi recolhida através de boletim simulado e voto em urna. Foram obtidos 4367 inquéritos válidos, sendo que 55% dos inquiridos eram do sexo feminino, 38% da região Norte, 19% do Centro, 30% de Lisboa e Vale do Tejo, 7% do Alentejo e 5% do Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população com 18 ou mais anos residente no Continente por sexo (2007) e escalões etários (2007), na base dos dados do INE, e por região e habitat na base dos dados do recenseamento eleitoral. A taxa de resposta foi de 68%.* A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 4367 inquiridos é de 1,5%, com um nível de confiança de 95%.

Ficha Técnica da Sondagem de 17 de Setembro
Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica (CESOP) para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias entre os dias 11 e 14 de Setembro de 2009. O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental. Foram seleccionadas aleatoriamente dezanove freguesias do país, tendo em conta a distribuição da população recenseada eleitoralmente por regiões NUT II (2001) e por freguesias com mais e menos de 3200 recenseados. A selecção aleatória das freguesias foi sistematicamente repetida até que os resultados eleitorais das eleições legislativas de 2002 e 2005 e europeias de 2009 nesse conjunto de freguesias, ponderado o número de inquéritos a realizar em cada uma, estivessem a menos de 1% dos resultados nacionais dos cinco maiores partidos. Os domicílios em cada freguesia foram seleccionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o mais recente aniversariante recenseado eleitoralmente na freguesia. Foram obtidos 1305 inquéritos válidos, sendo que 54,5% dos inquiridos eram do sexo feminino, 39% da região Norte, 18% do Centro, 34% de Lisboa e Vale do Tejo, 5% do Alentejo e 4% do Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população com 18 ou mais anos residente no Continente por sexo (2007) e escalões etários (2007), na base dos dados do INE, e por região e habitat na base dos dados do recenseamento eleitoral. A taxa de resposta foi de 64%.* A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1305 inquiridos é de 2,7%, com um nível de confiança de 95%.

Ficha Técnica da Sondagem de 11 de Setembro
Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica (CESOP) para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias entre os dias 4 e 8 de Setembro de 2009. O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental. Foram seleccionadas aleatoriamente dezanove freguesias do país, tendo em conta a distribuição da população recenseada eleitoralmente por regiões NUT II (2001) e por freguesias com mais e menos de 3200 recenseados. A selecção aleatória das freguesias foi sistematicamente repetida até que os resultados eleitorais das eleições legislativas de 2002 e 2005 e europeias de 2009 nesse conjunto de freguesias, ponderado o número de inquéritos a realizar em cada uma, estivessem a menos de 1% dos resultados nacionais dos cinco maiores partidos. Os domicílios em cada freguesia foram seleccionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o mais recente aniversariante recenseado eleitoralmente na freguesia. Foram obtidos 1281 inquéritos válidos, sendo que 52% dos inquiridos eram do sexo feminino, 39% da região Norte, 17% do Centro, 34% de Lisboa e Vale do Tejo, 5% do Alentejo e 4% do Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população com 18 ou mais anos residente no Continente por sexo (2007) e escalões etários (2007), na base dos dados do INE, e por região e habitat
na base dos dados do recenseamento eleitoral. A taxa de resposta foi de 61%.* A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1281 inquiridos é de 2,7%, com um nível de confiança de 95%.

pub