PS e Governo têm uma exigência de responsabilidade, considera Francisco Assis

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 03 nov (Lusa) - Francisco Assis, candidato derrotado à liderança do PS, afirmou hoje que os socialistas e o Governo têm uma exigência de responsabilidade em torno do Orçamento do Estado, tendo defendido a abstenção por parte do seu partido.

Francisco Assis falava à entrada para a reunião da Comissão Política Nacional do PS, que definirá o sentido de voto dos socialistas face à proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2012.

"Neste momento, temos de ter todos um comportamento de exceção, mas esta é uma exigência que não se faz apenas ao PS, mas também se faz ao Governo, que tem de ter mais seriedade em relação à forma como olha para períodos anteriores da governação e na forma como se dispõe a dialogar com o PS", advertiu.

Francisco Assis disse esperar que a reunião da Comissão Política do PS "encontre uma solução que garanta o mais possível a unidade do partido, que é alcançável, e que garanta uma postura de grande responsabilidade" por parte do PS.

"Há mais de um mês que defendo que, num quadro de emergência nacional, se justifica plenamente a opção pela abstenção. Vamos ter uma reunião decisiva", considerou.

Depois, o ex-líder parlamentar socialista referiu-se à existência de disciplina de voto interno em matérias de governabilidade do País, como é a questão do Orçamento do Estado para 2012.

"Tomada a decisão, essa decisão deve responsabilizar todos os deputados do PS, porque esta é uma matéria em que todos os deputados têm de atuar de acordo com a orientação que será decidida", acrescentou.

 

pub