Política
Questões de regime têm de ser discutidas com o PS, diz Carneiro
José Luís Carneiro defende que a AD deve escolher o Partido Socialista "parceiro de diálogo" nas questões de regime, entre as quais está uma eventual revisão constitucional.
Lusa
“Se avançar a iniciativa de revisão constitucional, o Partido Socialista, do meu ponto de vista, foi o que transmiti à Comissão Nacional, deve colocar condições. E uma das condições é que o governo da AD estabeleça como seu parceiro de diálogo, nomeadamente nas questões de regime, o Partido Socialista”, defendeu.
Para o socialista, “é impensável que se utilizem vias que possam colocar em causa este compromisso histórico que tem mais de 50 anos e que foi fundador das liberdades, direitos e garantias fundamentais” do país.
José Luís Carneiro lembrou que os compromissos constitucionais e democráticos de Portugal “têm mais de 50 anos”.
“Ou seja, foram compromissos estabelecidos entre o Partido Socialista, entre o Partido Social Democrata, entre os democratas cristãos. Compromissos, aliás, também estabelecidos na construção do projeto europeu. E daquilo que nós estamos a falar quando falamos da Constituição é desse compromisso fundador dos direitos, das liberdades fundamentais”, enfatizou.
Para o candidato à liderança do PS, “é por esses valores” que se tem que continuar a lutar.
“E o diálogo entre os dois principais partidos é essencial para garantir a honra e essa dignidade de todos quantos lutaram para que nos encontremos”, apontou.
(Com Lusa)