Remodelação no Governo. Novos secretários de Estado tomam posse na sexta-feira

por RTP

Em notas publicadas esta terça-feira na página da presidência, Marcelo Rebelo de Sousa confirmou a exoneração de três secretários de Estado e a nomeação de seis novos governantes. António Mendonça Mendes transita de secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, em substituição de Miguel Alves.

A presidência da República confirma esta terça-feira a exoneração dos secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, da Economia e do Turismo, Comércio e Serviços.

Até ao momento, o Governo de António Costa contava com António Mendonça Mendes para a pasta dos Assuntos Fiscais.

O governante substitui Miguel Alves, secretário Adjunto do primeiro-ministro, que apresentou a demissão no início de novembro após ter sido acusado pelo Ministério Público no âmbito de um processo relacionado com o tempo em que era presidente da Câmara de Caminha.

Marcelo Rebelo de Sousa já aceitou a nomeação de António Mendonça Mendes para o cargo de secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro.

Na mesma nota na página da presidência, confirma-se ainda a nomeação de Pedro Cilínio como novo secretário de Estado da Economia.

Nuno Fazenda será o novo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

João Nuno Mendes ocupava até então o cargo de secretário de Estado do Tesouro. Já a secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços estava nas mãos de Rita Marques.
Mudanças na equipa de Medina

Ainda esta terça-feira, a presidência da República confirmou que irá haver mudanças também na equipa do Ministério das Finanças, com a nomeação de outros três secretários "em complemento das exonerações e nomeações já anunciadas".

João Nuno Mendes, até aqui com a Tesouro, passa a secretário de Estado das Finanças.

Nuno Félix é o novo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, em substituição de António Mendonça Mendes.

Alexandra Reis irá tomar posse como secretária de Estado do Tesouro, substituindo por sua vez João Nuno Mendes.

Assim, a equipa de Fernando Medina passa a contar com quatro secretários de Estado. Sofia Batalha mantém-se como secretária de Estado do Orçamento.

A posse dos novos secretários de Estado irá decorrer na próxima sexta-feira a partir das 12h00 no Palácio de Belém.

Esta é a lista dos secretários de Estado que tomam posse na próxima sexta-feira:

  • António Mendonça Mendes - secretário Adjunto do primeiro-ministro
  • João Nuno Mendes - secretário de Estado das Finanças
  • Nuno Félix - secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
  • Alexandra Reis - secretária de Estado do Tesouro
  • Pedro Cilínio - secretário de Estado da Economia
  • Nuno Fazenda - secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços

António Mendonça Mendes desempenha as funções de secretário de Estado Adjunto dos Assuntos Fiscais desde 2017. Foi chefe de gabinete da Secretária de Estado dos Transportes entre 2005 e 2008 e chefe de gabinete da ministra da Saúde entre 2009 e 2011.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi diretor na REFER entre 2011 e 2013.

É irmão de Ana Catarina Mendes, atual ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

João Nuno Mendes formou-se em Gestão no ISEG e desempenhou funções como secretário de Estado do Planeamento entre 1999 e 2002. Passou pelo Grupo Amorim, Galp Energia e Águas de Portugal.

Liderou desde maio de 2020 as negociações da Ajuda de Estado à TAP. Já tinha sido secretário de Estado das Finanças no anterior Governo de António Costa.

Nuno Félix formou-se em Direito pela Universidade Católica Portuguesa mas é diplomata após admissão por concurso externo. Para além de ter exercido funções no MNE, esteve também na Embaixada de Portugal em São Tomé.

Foi chefe de gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais entre 2017 e 2018.

Alexandra Reis é licenciada em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, tendo depois obtido formação em Business Administration. É presidente do Conselho de Administração da NAV desde junho de 2022.

Foi membro da comissão executiva e do conselho de administração da TAP entre fevereiro e junho de 2022.

Pedro Cilínio é mestre em Engenharia e Gestão Industrial pelo Técnico e mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE. Passou pelo IAPMEI e ICEP.

Nuno Fazenda é doutorado em Planeamento Regional e Urbano pelo Instituto Superior Técnico. Trabalhou na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte entre 2001 e 2014. É deputado por Castelo Branco desde 2019
pub