Reuniões de esquerdas são posição de "convergência", diz Mortágua

por RTP

Foto: Filipe Amorim - Lusa

Depois do encontro desta quarta-feira com o PAN, a líder do Bloco de Esquerda afirmou que ambos os partidos valorizam o "diálogo e as pontes" entre as esquerdas. Marcando uma posição de convergência com estas reuniões, Mariana Mortágua repetiu que o BE não viabilizará "orçamentos de direita".

"Valorizamos muito este diálogo e esta ponte aberta que terá outros momentos no futuro e que criará oportunidades de convergência no futuro", afirmou Mariana Mortágua aos jornalistas.

A coordenadora do BE explicou ainda que "não marcou esta reunião [com os partidos de esquerda] com o objetivo de mudar os resultados eleitorais", mas sim "para fazer reuniões históricas" e para "abrir pontes de diálogo que não existiam entre estes partidos até agora".

"O crescimento da extrema-direita, a viragem à direita do país, exige aos partidos da esquerda, aos partidos ecologistas que partilham agendas tão importantes no campo dos direitos sociais (...), esta coordenação da capacidade de diálogo", acrescentou. "É nesta convergência que reside a capacidade de garantir que não há nenhum recuo em direitos sociais, ou matérias em que o PAN e o BE estiveram do mesmo lado no Parlamento".

Esta convergência, segundo Mariana Mortágua, serve para mostrar que estes dois partidos valorizam, neste momento, "a capacidade de convergência e uma capacidade de resposta e de oposição à direita".

Sobre o eventual Orçamento Retificativo do Governo da AD, a bloquista respondeu que ainda não é conhecido esse orçamento, mas deixou claro que a coligação de direita "não conta com o voto do Bloco de Esquerda para viabilizar orçamentos".
pub