Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Ribeiro e Castro considera perturbadora a eleição de Fernando Negrão

por Antena 1

Foto: Lusa

Em entrevista à Antena 1, José Ribeiro e Castro, antigo líder do CDS-PP, considera profundamente perturbador para o centro-direita e para a democracia o que se passou com a eleição no grupo parlamentar do PSD.

"Há pouco respeito pelo voto dos militantes e creio que esta turbulência não significa sequer a linha do politica do opositor de Rui Rio", disse Ribeiro e Castro, entrevistado pela editora de Política da rádio pública, Maria Flor Pedroso.Ribeiro e Castro liderou o CDS-PP entre 2005 e 2007.

O político vai mais longe, ao considerar que se trata "de uma guerrilha insensata".

"Se alguém queria enfrentar o doutor Fernando Negrão dá a cara. Agora assim, é uma coisa que faz muito mal, em primeiro lugar ao PSD, mas também à democracia. É aquilo que as pessoas dizem na rua, é uma garotada".

Incomodado, Ribeiro e Castro entende que "este sinal [que o PSD está a dar] não quadra com as responsabilidades que o eleitorado de centro-direita pede ao PSD e ao CDS nesta altura".

O antigo líder do CDS-PP atribuiu a fragilidade da oposição de centro-direita ao Governo de António Costa ao facto de esta não ter percebido que, para governar, tem de ter maioria: "Nós sabíamos há 40 anos que era preciso ter uma maioria para poder governar".

"Se continuarmos a ganhar eleições assim, continuaremos a perdê-las eternamente", remata.

A entrevista a José Ribeiro e Castro pode ser ouvida na íntegra este sábado, depois das 12h00, na Antena 1.
pub