Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Ruptura/FER vai dar origem a novo partido Movimento Alternativa Socialista -- Gil Garcia

por Lusa

Lisboa, 23 fev (Lusa) - O líder da Ruptura/FER, Gil Garcia, revelou hoje que esta corrente do BE vai extinguir-se e formar um novo partido chamado Movimento Alternativa Socialista, que será oficialmente apresentado a 10 de março, num congresso na Voz do Operário.

Em declarações à agência Lusa, Gil Garcia adiantou que está marcada uma conferência de imprensa para 3 de março, em que os "cerca de 200 bloquistas" que irão ser "a base" desta nova força política vão entregar os seus cartões de militante à sede do BE, na Rua da Palma.

"Vamos apresentar também um documento, onde convidamos o BE, o PCP e toda a esquerda para se unir numa frente para enfrentar este Governo da `troika` e da direita", disse.

Gil Garcia sublinhou que "durante doze anos" os membros afetos à Ruptura/FER "tentaram dentro do BE que essa proposta fosse apresentada ao PCP e a socialistas descontentes, a independentes" e que isso foi "recusado".

Garcia acrescentou que o processo de recolha das 7500 assinaturas exigidas por lei para a formação de um partido político - que devem ser entregues no Tribunal Constitucional - será iniciado no congresso marcado para 10 de março que se realizará na Voz do Operário, em Lisboa.

"Devemos estar legalizados [o MAS] antes do verão", anteviu.

Nesse congresso vão ser ainda apresentados alguns dos membros fundadores do MAS.

"Há pessoas a aderir a este projeto, temos um dos fundadores da CGTP, José Serra, vários socialistas, comunistas, pessoas de norte a sul do país, gente empenhada na mobilização social do país", afirmou Gil Garcia.

Este ativista político disse ainda que já existem sedes para o novo partido em Braga, Coimbra, Amadora e Lisboa.

Garcia referiu ainda que o MAS terá como símbolo o cravo do 25 de Abril e que o jornal do partido vai continuar a chamar-se Ruptura/FER.

Tópicos
pub