"Tenho um grande respeito pelos antigos Presidentes da República", responde Cavaco a Soares

por Miguel Soares

Foto: Pedro Nunes/Lusa

O Presidente da República apelou à serenidade, depois de a manifestação das forças de segurança ter subido a escadaria da Assembleia da República. Cavaco Silva também foi confrontado pelos jornalistas com os pedidos de demissão feitos por Mário Soares e respondeu que tem um grande respeito por todos os que já desempenharam o cargo que tem atualmente.

“Tenho um grande respeito pelos antigos Presidentes da República, e, por respeito e defesa da dignidade do órgão de soberania que é a Presidência da República, nunca fiz, nem nunca farei qualquer comentário sobre o que dizem os antigos Presidentes da República”, afirmou Cavaco Silva.

Questionado sobre a atuação dos agentes policiais em serviço durante a manifestação de quinta-feira à noite, o Chefe de Estado sublinhou que não tem ainda informação completa sobre o que aconteceu, mas refere que é preciso serenidade num momento que reconhece não ser fácil para Portugal, porque “dependemos tanto, tanto, dos credores que nos observam todos os dias”.

Em relação ao diploma sobre a convergência de pensões que está a analisar, o Presidente da República garantiu que não cede a pressões para que o documento seja enviado para o Tribunal Constitucional para fiscalização preventiva. “Qualquer diploma é analisado com rigor” e “não cedo a nenhuma pressão venham elas de onde vierem” foram as afirmações de Cavaco Silva, que frisou que se rege sempre “pelo superior interesse nacional”.

(com Sandra Henriques)
pub