Uma década depois a moeda única é utilizada por 330 milhões de pessoas

Foi há uma década, a 1 de janeiro de 2002, que o euro entrou na circulação. Em Portugal, substituiu o escudo. Atualmente a moeda única é utilizada por 332 milhões de pessoas de 17 países, tendo já atingido o estatuto de segunda moeda mais importante no mundo, depois do dólar.

RTP /
Desde que entrou em circulação, o valor da moeda única europeia foi quase sempre superior ao do dólar RTP

Numa mensagem colocada no site do Banco Central Europeu, Mário Draghi, presidente da instituição, assinala que "há dez anos, no dia 1 de janeiro de 2002, as notas e moedas de euro foram introduzidas em 12 Estados-membros da União Europeia".Apesar de notas e moedas em euro só terem sido introduzidos em 2002, a última fase da União Económica e Monetária foi lançada em 1999 com as taxas de cambio fixas e política monetária comum

"A introdução do novo numerário constituiu um desafio sem precedentes, mas decorreu com êxito. Em poucos dias, encontravam-se em circulação milhares de milhões de notas e moedas de euro", lembra o chefe do BCE, fazendo notar que "o euro se tornou um símbolo da Europa e as notas e moedas de euro passaram a fazer parte do nosso quotidiano".

Período crucial para o euro
Nos últimos meses, a sobrevivência do euro foi colocada em causa, fruto da crise que se tem agudizado na Europa com os problemas que afetam as dívidas soberanas dos Estados-membros, o que colocou a sobrevivência da própria Zona Euro no topo das agendas políticas.

Ainda assim, no final de 2010, a moeda única europeia representava 26 por cento das reservas conhecidas dos bancos centrais globais, sete pontos percentuais acima do peso que tinha quando entraram em circulação as notas e moedas do euro.Desde que entrou em circulação, o valor da moeda única europeia foi quase sempre superior ao do dólar

Ao mesmo tempo, o euro mantinha-se com um valor superior ao do dólar, tendo mesmo, no decorrer desta década, atingido uma cotação que chegou a subir 50 por cento face à moeda norte-americana.

Este 10.º aniversário da moeda única vai ser assinalado pelo Banco Central Europeu com o concurso 'Eurocorrida', dedicado às crianças da "geração euro", ou seja, meninos e meninas residentes na União Europeia com idade entre os 9 e os 12 anos.

O BCE vai ainda abrir portas ao público a 29 de abril, para apresentar a história da moeda única europeia e a sua produção.
Tópicos
PUB