Política
Eleições Legislativas 2025
Ventura fala em "vitória estrondosa" do Chega nos círculos da emigração
Ainda falta apurar um dos consulados, mas André Ventura já afirmou, com base nos dados já divulgados, que o Chega teve uma "grande vitória". Segundo o líder do partido, os emigrantes quiseram "uma mudança profunda do sistema político português".
"É uma grande vitória. Um vitória que vemos com grande responsabilidade".
Segundo André Ventura, estes resultados marcam "uma mudança profunda no sistema político português, que é o facto de o Chega se tornar hoje líder da oposição".
"O Chega venceu o círculo da Europa e é isso que é preciso dizer hoje", repetiu. E acrescentou que esta vitória se deve a uma razão: "os emigrantes sabem o que é socialismo, sabem o que é a social-democracia, sabem o que é corrupção, a subsídio-dependência e sabem o que é ter de lutar contra tudo isso".
Por essa razão, considera Ventura, as comunidades portuguesas "quiseram vir a terreiro e dizer 'queremos o Chega'".
Negando ser uma desilusão o partido não ter conseguido eleger um segundo deputado da Europa, o líder partidário frisou que "o Chega tem o dobro dos resultados do PS e do PSD".
"Esta é uma vitória estrondosa e histórica", voltou a mencionar. "Isto é o sinal de um país que está a mudar".
O líder do Chega falava aos jornalistas, à chegada ao hotel em Lisboa onde o partido está reunido para acompanhar a contagem dos votos dos emigrantes, iniciativa que encarou como uma segunda noite eleitoral.
"O Chega será o líder da oposição ao bloco central de interesses", disse.