Ventura reúne governo-sombra e insiste em prolongamento da calamidade

Ventura reúne governo-sombra e insiste em prolongamento da calamidade

André Ventura reuniu o "governo-sombra" do Chega para debater os efeitos do mau tempo nas zonas mais afetadas. No final, o líder partidário denunciou a "inoperacionalidade do Governo nesta crise" e exigiu o prolongamento da situação de calamidade.

Joana Raposo Santos - RTP /
Foto: Tiago Petinga - Lusa

André Ventura apelou esta quarta-feira ao primeiro-ministro que a situação de calamidade se prolongue “em muitas destas áreas” afetadas pelo mau tempo.

“A zona oeste de Lisboa é apenas um exemplo, mas também no distrito de Coimbra e Leiria acontece o mesmo”, afirmou no final da reunião do “governo-sombra” do Chega.

O líder do Chega frisou que “os orçamentos dos municípios são inferiores aos prejuízos já calculados a esta hora” e disse ser “impossível a um município como Arruda dos Vinhos (…) fazer face a prejuízos de cerca de 25 ou 30 milhões de euros”.

“É fundamental que o estado de calamidade se prolongue nestas zonas e haja uma prorrogação da isenção de transportes, portagens por todos estes territórios”, insistiu.
Ventura disse ter havido, na reunião do governo-sombra, consenso quanto “à necessidade de que, a partir de agora, tenhamos um programa de apoios que não seja apenas de remendos, de cirurgia, mas um programa de apelo e incentivo ao investimento a médio prazo no país, sobretudo nas zonas afetadas”.

“Não só em Leiria, como no distrito de Setúbal, como no distrito de Coimbra, como noutros, como o Algarve”, as empresas “estão hoje com sérios problemas de tesouraria no imediato, mas também no manter o seu negócio a médio prazo”, alertou o presidente do Chega.

Na opinião do partido, “o Estado não pode ser indiferente a isso”, sendo “imperioso que o Estado tenha um programa de sustentabilidade e de apoio às empresas, pequenas e médias sobretudo, de curto e de médio prazo quer ao investimento, quer à exportação, quer aos salários e aos impostos imediatos”.
Tópicos
PUB