Vieira da Silva diz que Governo tem de demonstrar efetiva vontade para consenso político

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 03 nov (Lusa) - O ex-ministro Vieira da Silva considerou hoje que falta ainda ao Governo demonstrar efetiva vontade política para construir as pontes com o PS, tendo em vista um consenso em relação ao futuro do País.

Falando à entrada para a reunião da Comissão Política Nacional do PS, que definirá o sentido de voto dos socialistas face ao Orçamento, Vieira da Silva referiu que o seu partido tem neste momento que tomar em consideração "a difícil situação do País, num quadro de europeu de enorme complexidade".

Mas, relativizou, "o PS também tem de afirmar os seus valores, as suas posições enquanto partido da oposição que é. É importante que o País tenha capacidade de construir compromissos, mas não nos podemos esquecer que, para existirem compromissos, tem de existir vontade", disse, em alusão crítica ao Executivo PSD/CDS.

Para o ex-ministro dos governos de José Sócrates, neste momento, "a vontade de compromisso (mais do que a sua afirmação meramente declamativa) depende em grande medida da maioria" PSD/CDS e do Governo.

"Sinceramente, até agora, não tenho visto da parte do Governo uma efetiva vontade para que se possa construir em Portugal compromissos que nos planos político e social são imprescindíveis para enfrentar a atual situação", acrescentou.

 

pub