A vida nas trincheiras

É impossível falar da I Guerra Mundial sem falar das trincheiras. Quilómetros destas estruturas foram construídos na frente ocidental, por vezes a poucas centenas de metros umas das outras.

Inicialmente o objetivo era o de assegurar a defesa pontual dos exércitos até ao avanço seguinte, mas quando as forças se começaram a equilibrar, por volta de 1915, as trincheiras expandiram-se e tornaram-se a imagem de marca do conflito.

Não era fácil a vida dos soldados nestes sistemas de defesa. Para além da ameaça constante da morte, a lama acumulava-se no seu interior e as condições sanitárias eram deficientes. Era difícil escapar ao frio, à chuva ou à neve.

José Hermano Baptista e Evaristo Martins Almeida recordavam em 1997, na série da RTP "Crónica do Século", como se vivia nas trincheiras. O primeiro relembra o dia-a-dia na guerra e o segundo explica como os jornais eram importantes para ... combater o frio.


José Hermano Baptista fala da difícil vida nas trincheiras onde se enfrentava o frio, a fome, a tensão da guerra e a morte.




Evaristo Almeida explica como colocar um jornal sob a roupa protegia os soldados do frio.