361 pessoas sem abrigo nas ruas de Lisboa. Câmara prepara novas respostas

por Arlinda Brandão

Foto: AMI - Assistência Médica Internacional

A Câmara Municipal de Lisboa vai em breve apresentar o Plano Municipal para a Pessoa Sem-abrigo 2019-2021. Existem 361 pessoas em situação de sem abrigo na capital, segundo dados avançados pela autarquia à Antena 1. Apesar das melhorias desde 2015, nos ultimos meses regista-se uma tendência de aumento de pessoas sem casa, a dormirem na rua. Uma das razões apontada tem a ver com os despejos, a outra com a procura de apoio de pessoas que chegam de outras zonas do país. Em Lisboa existem ainda cerca de duas mil pessoas que são apoiadas e que têm onde ficar durante a noite. Um desses locais, é o albergue ou Centro de Alojamento da Graça que está entregue à AMI , Assistência Médica Internacional.

Quanto ao Plano Municipal para a Pessoa Sem-abrigo 2019-2021, vai aumentar o financiamento, nos próximos dois anos vão ser investidos cerca de 4 milhões e meio de euros.

Em Entrevista à Antena 1, o Vereador dos assuntos Sociais Manuel Grilo, destaca as novas respostas para tirar da rua estas 361 pessoas que passam por um novo programa 'Housing First' com mais 30 casas, a juntar às 80 já existentes.
O modelo de apoio aos Centros de Acolhimento e Albergues noturnos vai manter-se e o Centro de Acolhimento do Beato também vai ter obras de requalificação. Existem ainda novas respostas inovadoras do quiosque da saúde e dos cacifos solidários.

Oiça a Reportagem no Centro de Alojamento da Graça e a Entrevista ao Vereador Manuel Grilo pela jornalista Arlinda Brandão.
pub