Mudar para melhor com o BIP/ZIP nos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa

por Arlinda Brandão

Foto: Arlinda Brandão/Antena 1

A Câmara Municipal de Lisboa vai apoiar 44 projetos ao abrigo da edição deste ano do programa BIP/ZIP - Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária, no valor de 1,7 milhões de euros. Entre os destinatários está a "comunidade" com o maior número de projetos, seguido da área dos "jovens e crianças". Quanto às temáticas escolhidas, a inclusão e a prevenção são as que têm mais projetos , seguidas da dinamização comunitária e da cidadania.

O Programa BIP-ZIP - Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa foi criado em 2011 pela autarquia como um instrumento de política pública municipal, através do apoio a projetos de juntas de freguesia, associações locais, coletividades e organizações não-governamentais, contribuindo para o reforço da coesão do município.

Fomos conhecer um dos novos projetos BIP/ZIP, que vai acontecer no Bairro Alfredo Bensaude, na freguesia dos Olivais. Chama-se "Bensaude vai à escola" e vai permitir à Associaçao de mulheres sem fronteiras, trabalhar uma das questões mais sensíveis do Bairro: o abandono e insucesso escolar.

Oiça a Reportagem de Arlinda Brandão.
pub