Obras no Mouchão da Póvoa em Vila Franca de Xira, a maior ilhota do rio Tejo vão ter que esperar outra vez e não se sabe quanto tempo

A intervenção para salvar o Mouchão da Póvoa em Vila Franca de Xira ainda não tem data de início. Dois anos depois de ter sido feito o primeiro levantamento para avançarem as obras, a Antena 1 apurou que a Agência Portuguesa do Ambiente está a voltar a fazer essa avaliação ao rombo para se poder lançar um novo concurso. O governo tinha prometido intervir com verbas do Fundo Ambiental com o objectivo de reparar e reforçar o dique danificado, repôr terras arrastadas pelo rio e criar condições para relançar a agricultura naquela ilhota de 1200 hectares.

Arlinda Brandão /

Foto: Arlinda Brandão/Antena 1

Questionada pela Antena 1, a Agência Portuguesa do Ambiente garante que se mantém a intenção de reparar o rombo, mas não diz quando se prevê que possa avançar o novo concurso nem quanto vai agora custar.

O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira em declarações à Antena 1, alerta para um problema grave e uma situação que pode ser trágica em termos ambientais.

Oiça a Reportagem de Arlinda Brandão.
PUB