Presidente da Comissão Europeia já está em Kiev

por Andrea Neves

EPA

Esta é a quarta vez, desde a invasão russa, que Ursula von der Leyen vai à Ucrânia. Mas desta vez apresentou-se com a equipa de comissários. Uma forma de mostrar que a União Europeia mantém-se firme no apoio e que pretende aprofundar a ajuda e a cooperação.

À chegada, Ursula von der Leyen publicou uma foto e um texto na rede social twitter para manifestar apoio à Ucrânia.

Von der Leyen sublinha que é bom estar de volta a Kiev.

Os comissários europeus vão reunir com o governo ucraniano para analisar o processo de adesão à União Europeia, as ajudas à Ucrânia e a formação, pedida por Zelensky, de um tribunal internacional especial para julgar os crimes de agressão da Rússia.

A comissária europeia Elisa Ferreira, em declaração à Antena 1, refere que esta visita de Úrsula von der Leyen, não é só a Ucrânia, mas sim os valores democráticos europeus.

Os comissários europeus vão reunir com o governo ucraniano para analisar as ajudas e a formação, pedida por Zelensky.

O chefe de Estado ucraniano pede um tribunal internacional especial para julgar os crimes de agressão da Rússia, bem como o acelerar do processo de adesão à União Europeia.

Elisa ferreira não se compromete com datas.

A comissária portuguesa Elisa Ferreira não foi a Kiev, mas considera que esta visita tem um forte simbolismo apesar de ainda não ser possível falar de uma data possível para que a Ucrânia faça parte da União Europeia.
pub