Desde aquedutos antigos reutilizados para uso moderno até "cidades-esponja" ultra-absorventes, as comunidades europeias estão a testar soluções não convencionais para lidar com as crescentes ameaças climáticas. Este é Um Olhar Europeu* sobre a adaptação em movimento.
Como podem as cidades manter-se frescas naquela que se tornará a década mais quente de que há registo? Como podem as paisagens absorver inundações mais frequentes e intensas? Este mapa interativo apresenta mais de 40 projetos em todo o continente, cada um deles oferece uma visão diferente sobre estas questões urgentes.
Explore o mapa para descobrir cinco desafios climáticos importantes e as soluções que as cidades e regiões estão a testar. Clique em cada ponto para ler sobre os resultados até à data — e os debates que estão a gerar.
Leia mais na coleção de artigos sobre o clima do YEP News, um agregador de notícias de Um Olhar Europeu, que traz o melhor do jornalismo europeu na sua própria língua.
*Um Olhar Europeu é uma colaboração editorial que liga os meios de comunicação públicos europeus. Saiba mais aqui.
Conteúdos originais de AFP (França), Arte (França-Alemanha), BBC (Reino Unido), BNT (Bulgária), BR (Alemanha), CT (Chéquia), DW (Alemanha), ERR (Estónia), ERT (Grécia), Franceinfo (França), HRT (Croácia), LRT (Lituânia), LSM (LetóniA), Polskie Radio (Polónia), RTBF (Bélgica), RTE (Irlanda), RTP (Portugal), RTVA (Andorra), RTVE (Espanha), RTVSLO (Eslovénia), Swissinfo (Suiça), Swedish Radio (Suécia), SRF (Suiça), TVPWorld (Polónia) e Yle (Finlândia)
Pesquisa: Marie Hospital (AFP), Lena Sauerer (BR), Eve Tsirigotaki (ERT), Joana Bénard da Costa (RTP), Veronica De Vore (Swissinfo), Mykola Shylin (Suspilne) and Ilia Sadgobelashvili (GPB)
Coordenação: Luis Garcia Fuster (EBU), Martin Sterba (CT), Eve Tsirigotaki (ERT)
Gestão do projeto: Alexiane Lerouge (EBU)
Ilustração: Ann-Sophie de Steur
Gestão do projeto: Alexiane Lerouge (EBU)
Ilustração: Ann-Sophie de Steur
Um Olhar Europeu foi cofinanciado pela Ação Preparatória da União Europeia - “Plataformas Europeias de Media”