A “Marcha Implacável” dos diabetes

por Jorge Almeida - RTP
Susana Vera - Reuters.

Um em cada doze adultos sofre de diabetes. O número de casos da doença quadruplicou de 1980 para 2014.

O Mundo está a enfrentar uma “marcha implacável” dos diabetes que já afeta perto de um em cada onze adultos, segundo números avançados pela Organização Mundial de Saúde.

Um relatório da OMS revela valores alarmantes. O número de casos da doença quadruplicou de 1980 para 2014. Em apenas 34 anos, o número de diabéticos passou de 108 milhões para 422 milhões em todo o Mundo.

Os níveis elevados de açúcar no sangue são a causa principal de morte de 3,7 milhões de pessoas mundialmente. Estes números preocupantes vão continuar a aumentar caso não seja tomada uma “medida drástica”, refere a OMS.
Os diabetes passaram a ser a oitava causa principal de morte no Mundo.
O relatório indica que ambos os tipos de diabetes, 1 e 2, aumentaram, embora o número de casos de diabetes tipo 2, mais frequente em países pobres, tenha registado um aumento menor.

A doença está diretamente relacionada com a obesidade. Uma em cada três pessoas tem peso a mais do que o desejável.

Os números preocupantes dos Diabetes


- 422 milhões de adultos sofriam da doença em 2014.

- 8,5% da população mundial tem diabetes.

- 1,5 milhões de pessoas morreram devido a diabetes em 2012.

- 2,2 milhões de mortes adicionais foram causadas pelo aumento de glicose no sangue.


A “forma” mais fácil de prevenir a doença passa por uma alimentação mais saudável e pela prática de exercício físico, revelou o Dr. Etienne Krug da OMS.

No trabalho apresentado existem dois pontos que merecem toda atenção, uma em cada doze pessoas sofre da doença e o número de casos existentes em países onde a população não tem acesso à medicina.

Pacotes com menos açúcar em Portugal

Em Portugal, a Direção geral de Saúde pretende reduzir para três ou quatro gramas o açúcar contido nos atuais pacotes que costumam acompanhar os tradicionais cafés, e que trazem sete ou oito gramas.

Esta é uma das medidas que a DGS entregou ao Ministério da Saúde no Programa Nacional de Alimentação Saudável.
Tópicos
pub