Alerta geral em Vila Franca de Xira para travar surto de legionella

As autoridades sanitárias mandaram fechar, nas últimas 24 horas, as torres de refrigeração das maiores indústrias do concelho de Vila Franca de Xira e o tratamento de água com cloro foi reforçado. A autarquia decidiu também encerrar piscinas e balneários públicos e recomendou às escolas que evitem a utilização de chuveiros.

RTP /

Foto: João Relvas, Lusa

Além das medidas que abrangem a rede pública de abstecimento, estão igualmente a ser inspecionadas tomadas de água particulares. Desde logo nas freguesias mais atingidas pelo surto da bactéria: Forte da Casa, Vialonga e Póvoa de Santa Iria.As autoridades ainda não identificaram a origem do surto de legionella em Vila Franca de Xira, mas reforçaram já as medidas preventivas.

A legionella já causou quatro mortes. No domingo foi noticiada a possibilidade de haver um quinto caso mortal. Falta, todavia, a confirmação do diagnóstico.

O último balanço refere 160 pessoas infetadas e 20 casos suspeitos. Vinte e quatro dos doentes estão em estado considerado grave. A maioria está a ser tratada no Hospital de Vila Franca de Xira e no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O diretor-geral da Saúde, Francisco George, admitia ontem o aparecimento de mais casos nos próximos dias, mas avançou também com a hipótese de o pico do surto ter sido atingido.


PUB