Cinco marcas de tinta para o cabelo com quimico "lentine" potencialmente cancerígeno

Macau, China, 17 Mar (Lusa) - Cinco marcas de tinta para cabelo, produzidas na província continental chinesa de Guangdong, acusaram resultados positivos nos testes ao químico "lentine" potencialmente cancerígeno, anunciaram as autoridades de consumo da região.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Entre as marcas identificadas com o químico produzidas em fábricas de Guangdong estão as tintas Revlon Color Silk, Ecosystem No 1 Hair Colorante, Sewame Eshine Colorants, Kangchen 3in1 e Ouwaiya (preto natural).

O químico foi detectado durante testes realizados no início de 2009 a tintas produzidas por 21 empresas.

"O lentine, amplamente utilizado como corante industrial altamente tóxico, é proibido na produção de tinta para o cabelo", afirmou Guo Yuhua, porta-voz da Autoridade Administrativa de Alimentação e Medicamentos de Guangdong, citado pelo diário oficial China Daily.

A inalação dos vapores do +lentine+ podem causar doenças respiratórias e se o químico for absorvido pela pele pode causar danos nos rins e fígado, explicou o mesmo responsável.

A autoridade de Guangdong alertou ainda para a necessidade dos consumidores realizarem testes alérgicos antes de utilizarem corantes de cabelo independentemente da marca e garantiu uma investigação aos produtos disponíveis no mercado além da retirada das marcas que acusaram a presença do químico prejudicial à saúde.

Apelidada várias vezes de fábrica do Mundo, a China tem vindo a enfrentar nos últimos anos vários problemas devido à utilização de produtos nocivos à saúde na concepção de brinquedos, produção de produtos lácteos.

 

Tópicos
PUB