Cruzeiro interrompido por vírus a bordo que afetou 173 passageiros

Miami, 08 fev (Lusa) -- A companhia de cruzeiros Princess Cruises ordenou na terça-feira o regresso de um dos seus navios a um porto dos Estados Unidos depois de 114 passageiros e 59 membros da tripulação terem apresentado sintomas do chamado norovírus.

Lusa /

O transatlântico "Crown Princess", que zarpou no sábado do porto de Everglades, em Fort Lauderdale, a norte de Miami, com destino a Aruba e Curaçao para uma travessia de uma semana com 3.078 passageiros a bordo, regressará na quinta-feira ao porto de origem, informou a companhia em comunicado.

A empresa lamentou ter de interromper as férias dos passageiros "devido a uma situação altamente fora do comum" e prometeu reembolsar-lhes o custo do bilhete, bem como assumir os custos do alojamento em hotéis e a viagem de avião de regresso aos seus países.

A Princess Cruises explicou ter tomado a decisão depois de ter consultado o Centro de Controlo de Doenças e como medida de precaução.

O vírus foi detetado na semana passada no mesmo navio, numa viagem anterior, quando cerca de 400 passageiros manifestaram sintomas do norovírus que pode causar gastroenterite.

O barco regressou então no sábado passado ao porto de Fort Lauderdale com 364 passageiros e 30 membros da tripulação doentes entre um total de 3.100 pessoas a bordo.

O navio será submetido a um processo de descontaminação durante dois dias e deverá retomar as viagens no próximo sábado.

Outros 92 passageiros e 13 membros da tripulação do navio de cruzeiro "Ruby Princess", que desembarcou no domingo passado na costa sul dos Estados Unidos, também estavam infetados com o norovírus.

O navio foi descontaminado após ter atracado no porto e já está a navegar, de acordo com a empresa.

Os sintomas do norovírus são diarreia, vómitos e dores abdominais e transmite-se entre humanos através da ingestão de alimentos ou água contaminada ou pelo contacto com superfícies infetadas.

Este vírus afeta mais de 20 milhões de norte-americanos todos os anos.

Tópicos
PUB