Francisco George admite que farmácias "nem sempre" têm seguido boas práticas sobre vacinas contra gripe

O diretor-geral da Saúde admite que tem havido práticas incorretas por parte de algumas farmácias em relação à gestão das vacinas contra a gripe.

Sandra Henriques /

Foto: Antena1

Francisco George explica que nesses casos a vacina tem sido vendida a pessoas que podem recorrer aos centros de saúde de forma gratuita para se vacinarem.

“Em termos de dispensa das doses de vacinas nas farmácias há, em termos de boas práticas, a necessidade de fornecer a vacina aos doentes e de indicar que àqueles que têm mais 65 anos de idade que têm a vacina disponível nos centros de saúde, que é gratuita”, refere Francisco George à jornalista da Antena1 Marina de Castro.

O responsável reconhece que as farmácias “nem sempre” têm seguido as boas práticas. “Foi conduzida uma ação inspetiva pelo Infarmed e pela inspeção-geral e nós concluímos que, por um lado, é verdade que há ruturas de ‘stocks’, sobretudo nas farmácias de bairro, e, por outro lado, que há em termos de boas práticas uma observação de rigor”, remata.

Estas más práticas podem estar na base da rutura de ‘stocks’ de vacinas contra a gripe em algumas farmácias. O diretor-geral da Saúde revela que a vacinação gratuita vai ser alargada este mês a doentes crónicos.

PUB