Grávidas e crianças vacinadas em primeiro contra o H1N1

O director-geral da Saúde avançou que as grávidas e as crianças serão consideradas o "principal grupo prioritário" na vacinação contra a Gripe A. O plano de vacinação deverá ter início em Novembro.

RTP /
As primeiras vacinas contra a Gripe A chegam a Portugal no dia 12 de Outubro EPA

Entre os vários grupos de risco - idosos, doentes crónicos e alguns grupos profissionais - as autoridades de saúde vão dar prioridade à vacinação das grávidas e da crianças.

"Vamos eleger as grávidas como principal grupo prioritário porque foram identificados riscos maiores durante a gravidez e como tal têm que ser as primeiras a ser imunizadas", disse o director-geral de Saúde, Francisco George, durante um sessão pública organizada pela Associação Industrial Portuguesa destinada a esclarecer as empresas sobre a elaboração de planos de contingência contra a Gripe A.

"Provavelmente até ao final da semana" será conhecida a lista completa dos grupos prioritários para vacinação.

Vacinas chegam a Portugal em breve

As primeiras vacinas contra a Gripe A chegam a Portugal no dia 12 de Outubro. Ao todo, o Governo adquiriu seis milhões de vacinas para imunizar três milhões de pessoas.

Francisco George adiantou ainda que no próximo Verão a vacina sazonal contra a gripe já terá a estirpe pandémica. Será portanto uma vacina combinada.

PUB