Lei de Bases da Saúde desvia atenções dos problemas

por Mário Aleixo - RTP
Miguel Guimarães lança duras críticas à forma como está a ser discutida a Lei de Bases da Saúde Tiago Petinga-Lusa

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) acusa os políticos de falta de vontade de resolver os problemas do Serviço Nacional de Saúde e considera que o enfoque na alteração da Lei de Bases serviu para "desviar atenções".

Quando cumpre dois anos de mandato, Miguel Guimarães entende que o SNS tem estado “quase paralisado” e considera até que estará pior do que há 20 anos, destacando que é a evolução da medicina que tem contribuído para “dar um certo equilíbrio” à capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde.

“Não há vontade de quem está na política de resolver o problema das pessoas que trabalham no SNS nem a capacidade de resposta que os serviços de saúde podem dar aos cidadãos”, afirmou aos jornalistas à margem de um encontro onde apresentou propostas da Ordem.

O representante dos Médicos dá o exemplo do enfoque que foi dado à alteração da Lei de Bases da Saúde: “Parece que a Lei de Bases é a salvação do SNS”.

“Não há nada na atual Lei de Bases que impeça o Governo de apostar fortemente no SNS e dar aos cidadãos o que eles querem ou que impeça de regularizar as profissionais na área da saúde”, argumentou.

Para Miguel Guimarães, “é uma forma de desviar as atenções numa altura em que o SNS enfrenta uma grave deficiência de investimento, ao nível de equipamentos e de capital humano”.

Declarações de Miguel Guimarães a propósito de um encontro onde foram apresentadas propostas da ordem dos médicos.

Entre elas está a duração das consultas de medicina geral e familiar, que deve ser entre os 30 e os 45 minutos.

Assim como a definição de tempos mínimos de intervalo entre cada consulta.

Em declarações à agência Lusa Miguel Guimarães sublinha que estas medidas implicam um reforço de meios nos hospitais e nos centros de saúde, e que o objetivo é melhorar o atendimento ao utente.



Uma das propostas apresentadas pela Ordem dos Médicos a propósito de esta segunda-feira se assinalar o dia do doente.
pub