Suspensos internamentos na maternidade Daniel de Matos
Os internamentos na Maternidade Daniel de Matos, em Coimbra, foram suspensos após ter sido identificada uma infecção hospitalar de baixa dimensão. Três bebés que estavam na unidade de Neonatologia foram contaminados no espaço de 15 dias. Os três bebés estão isolados e a ser tratados por uma equipa exclusiva. A administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra garante que “não há razão para alarme”.
Houve suspeita de um outro caso, que não foi confirmado. "Estão a ser feitas as desinfecções no quarto onde estavam e portanto não há qualquer problema", concluiu Fernando Regateiro. Segundo a Lusa, a primeira infecção foi detectada a 30 de Julho; a segunda a 2 de Agosto e a terceira no dia 12 deste mês.
A detecção do terceiro caso levou a comissão de Controlo Hospitalar dos Hospitais da Universidade de Coimbra a tentar apurar a origem da infecção, mas "os testes deram negativo" e a "fonte específica" do problema ficou por apurar.
A decisão de não aceitar novos internamentos durante uma semana é um acto de precaução, garantiu ainda Fernando Regateiro.
Os bebés que precisarem de internamento serão reencaminhados para outras unidades da cidade com o serviço de Neonatologia, como a Maternidade Bissaya Barreto, do Centro Hospitalr de Coimbra. Contudo, serão abertas excepções para situações "em que apenas nós tenhamos resposta".
Fernando Regateiro acrescentou ainda que "as unidades de cuidados intensivos, sejam de neonatologia ou de adultos, apresentam um risco superior de infecções" do que outras.