União Europeia regista 63 novos casos nas últimas 24 horas

A Gripe A H1N1 continua a alastrar pelo mundo e em particular na União Europeia onde só nas últimas 24 horas foram detectados 63 novos casos. A maioria foi no Reino Unido, mas também a Holanda detectou quatro novos casos e a Bélgica um.

RTP /
Vírus da Gripe A H1N1 está a alastrar na Europa com destaque para o Reino Unido. Ulises Rodriguez/EPA

Continua a ser uma fonte de preocupação a forma como a Gripe A H1N1 alastra nos países da União Europeia que já contabilizam um total de 1034 afectados pela Gripe A nos 27 Estados-membros da União Europeia, Suíça, Liechtenstein, Islândia e Noruega.

O Reino Unido é o país europeu mais afectado pela Gripe A, com quase 500 casos registados, mas no mundo os Estados Unidos são o país com o maior número de infectados que rondam os 13 200 casos.

Para já a Organização Mundial de Saúde decidiu manter o nível 5 de alerta, mas a partir de agora os níveis de alerta terão em conta a gravidade com que a gripe está a atingir a população e não apenas o número de países com casos registados.

Segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde, registam-se 21 940 casos de Gripe A H1N1 em 69 países e 125 mortes.

Novos casos no Brasil

O Ministério da Saúde brasileiro confirmou quatro novos casos de Gripe A H1N1, elevando para 35 o número de pessoas afectadas pela doença no país onde outras 35 pessoas se encontram sob vigilância médica suspeitas de poderem ter contraído o vírus.

Os novos casos foram confirmados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Tocantins, mas apenas neste último o doente contraiu o vírus no país, através de uma pessoa que tinha estado recentemente no estrangeiro.

Tópicos
PUB