Andar e procurar em edifícios portugueses é possível no Indoor Maps da Google

Está disponível a partir desta quarta-feira o Indoor Maps da Google - uma nova aplicação que utiliza o Google Maps como plataforma e que permite aos utilizadores visualizarem mapas interiores detalhados.

Nuno Patrício, RTP /
Foto: Dado Ruvic, Reuters

Encontrar pontos de interesse relevantes no interior de edifícios e monumentos é agora possível em Portugal com o Indoor Maps do Google: uma aplicação disponível na Internet, através do Google Maps, em que se pode viajar até ao interior dos edifícios.Esta é uma aplicação útil para quem “se perde facilmente” por ter novas tecnologias sempre ativas.

Da mesma forma que se pode visualizar as ruas, bem como os nomes das mesmas, a nova aplicação “entra” no edifício e faculta informação útil.

Por agora, o Indoor Google apenas disponibiliza 49 locais portugueses, entre estações de transportes públicos - metro e comboio -, museus, universidades, centros comerciais e palácios, entre outros espaços.

Palácio da Pena, Palácio Nacional de Sintra, El Corte Inglés em Lisboa e Vila Nova de Gaia, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o Instituto Superior Tecnico (IST), em Lisboa, são apenas alguns dos espaços incluídos no lançamento.


Indoor Maps do piso 10 de uma das torres do Instituto Superior Técnico

Artur Ventura, engenheiro informático do projecto FenixEdu,sistema de gestão académica do IST, revela, que esta ferramenta vai servir para ajudar novos alunos na orientação interna, bem como a dar a conhecer o interior do Instituto para fora.

Um trabalho meticuloso, afirma o mesmo responsável, visto que a georreferenciação de edifícios antigos teve de ser feita a partir das plantas originais, algumas delas assinadas por Duarte Pacheco.

Tópicos
PUB