Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Drone segue os astronautas da Estação Espacial Internacional

por RTP
O foco principal do Int-Ball é fotografar e filmar o trabalho dos astronautas JAXA/ NASA

A agência espacial japonesa revelou as imagens tiradas pelo drone no espaço. O principal objetivo é fotografar e filmar o dia-a-dia dos astronautas. Este utensílio de captação de imagens flutua livremente dada a gravidade zero.

Conhecido como o JEM Internal Ball Camera ou Int-Ball, este drone, com uma largura de 15 centímetros e o peso de um quilo, foi entregue à Estação Espacial Internacional no início do mês de junho, mas só hoje é que foram revelados os primeiros vídeos e imagens captados desde então.



O foco principal do Int-Ball é fotografar e filmar as operações dos astronautas, algo que antes tinha de ser feito pelos mesmos e que, de acordo com a agência espacial japonesa JAXA, ocupava dez por cento do horário de trabalho.

Esta agência afirma que o drone circula “por todo o lado, a qualquer momento e grava imagens de qualquer ângulo”.



O drone é controlado a partir da Terra e as imagens captadas podem ser enviadas em tempo real, algo que permitirá aos controladores de voo e aos cientistas verificarem o trabalho da tripulação como se estivessem na Estação Espacial.

A JAXA promete criar novos planos para “melhorar as suas funções e promover a sua autonomia”, de modo a verificar como esta nova tecnologia pode ser vantajosa em futuras missões espaciais.
Tópicos
pub