As empresas criaram uma nova ferramenta que tem como objetivo ajudar a estabelecer limites no tempo que as pessoas gastam nas plataformas. O anúncio segue as preocupações de que o uso excessivo de redes sociais – principalmente o Facebook e o Instagram - pode ter um impacto negativo na saúde mental.
Os utilizadores poderão definir limites de tempo para a utilização das redes sociais, desativar as notificações temporariamente e verificar quanto tempo gastam nas plataformas.
In the coming weeks, we'll be rolling out new tools to help you manage your time on Instagram and Facebook: an activity dashboard, a daily reminder and a new way to limit notifications. https://t.co/Gti8ztX6kj pic.twitter.com/4LzkI3mjms
— Instagram (@instagram) 1 de agosto de 2018
O Facebook e o Instagram asseguram que as novas ferramentas foram desenvolvidas com base na colaboração com especialistas e organizações de saúde mental.
“Desenvolvemos estas ferramentas com base na colaboração e inspiração de especialistas e organizações de saúde mental, académicos, a nossa investigação e o feedback de nossa comunidade”, escreveram David Ginsberg, do Facebook, e Ameet Ranadive, do Instagram, numa publicação.
“Queremos que o tempo que as pessoas passam no Facebook e no Instagram seja intencional, positivo e inspirador. A nossa esperança é que essas ferramentas deem às pessoas mais controlo sobre o tempo que gastam nas nossas plataformas e estimulem conversas entre pais e filhos sobre hábitos online”, acrescentaram.
As novas ferramentas, que estarão disponíveis nas próximas semanas, poderão ser encontradas na página de definições de qualquer conta das aplicações. No Instagram, basta aceder ao separador "A tua atividade" e no Facebook carregar onde diz "Tempo no Facebook".
Numa publicação de dezembro de 2017, o Facebook reconheceu os efeitos negativos de gastar muito tempo na plataforma.
Em janeiro, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, declarou que uma das grandes áreas de foco da rede social para 2018 passava por "garantir que o tempo que gastamos no Facebook seja bem gasto" e "proteger a nossa comunidade de insultos e ódio".
Em janeiro, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, declarou que uma das grandes áreas de foco da rede social para 2018 passava por "garantir que o tempo que gastamos no Facebook seja bem gasto" e "proteger a nossa comunidade de insultos e ódio".