Internet. Sinal universal passa a chegar do espaço

por Nuno Patrício - RTP
A constelação inicial da OneWeb será composta aproximadamente por 650 satélites, podendo ser alargada a mais de 900 DR

Na denominada "aldeia global", estar distante significa cada vez mais estar mais perto, quadro que ganha contornos particularmente definidos na rede de comunicações por satélite. É precisamente por aqui que vai passar a maior fonte de informação dos seres humanos: a Internet wireless.

Tornar a internet acessível a todo o planeta, sem restrições físicas, sempre foi um objetivo. É agora uma realidade através do projeto OneWeb constelation, lançado pela Arianespace.

Este projeto começou a ser desenhado em junho de 2015, quando a Arianespace e a OneWeb assinaram um acordo para a implantação da "Fase 1" da constelação OneWeb.
 
O passo decisivo é dado esta quarta-feira.

O lançador médio Soyuz colocará em órbita o primeiro OneWeb F6, que transportará seis pequenos satélites que vão orbitar a Terra a cerca de mil quilómetros de distancia (órbita baixa), a par de quatro Simuladores de Voo em Massa (MFS) que não serão separados do sistema lançador e distribuidor.



O lançamento da missão VS21 esteve programado para o dia 21 de fevereiro, mais foi adiado para a noite desta quarta-feira, a partir da Guiana Francesa.Missão OneWeb
A missão desta nova constelação de satélites OneWeb é fornecer comunicações globais através de um satélite da próxima geração que trará conetividade contínua a todos, em todos os lugares.

Para alcançar o objetivo, a OneWeb está a construir uma rede composta de satélites de baixa órbita terrestre que fornecerá serviços de alta velocidade e baixa latência para uma variedade de mercados, incluindo a aeronáutica, serviços marítimos, de backhaul, Wi-Fi, serviços de resposta a emergências e muito mais.

A OneWeb vai também interligar escolas e trabalhar para eliminar o fosso digital ainda existente.



Com o sistema implantado, a constelação OneWeb vai permitir o acesso a terminais capazes de oferecer cobertura 3G, LTE, 5G e Wi-Fi, proporcionando acesso de alta velocidade em todo o mundo: no ar, no mar e em terra.

A constelação inicial da OneWeb será composta aproximadamente por 650 satélites, podendo ser alargada a mais de 900, à medida que cresce a necessidade de fluxo informativo em todo o mundo.

As primeiras demonstrações da OneWeb a clientes estão previstas para o próximo ano. Em 2021 deverá ser fornecida cobertura global, durante 24 horas, aos clientes que recorram aos serviços deste sistema.

A OneWeb Satellites - joint-venture entre OneWeb e Airbus Defence and Space - é a principal contratante da constelação. A APCO Technologies é responsável por projetar e construir os quatro simuladores de voo em massa transportados pelo voo VS21.
Tópicos
pub