Misterioso X-37B volta ao espaço para mais uma missão espacial secreta

por Nuno Patrício - RTP
Vaivém espacial X 37B em órbita terrestre Fotomontagem: RTP Multimédia / NASA

Não se sabe qual é a missão, muito menos os objetivos, certo é que esta é já a quarta vez que o X 37B, um veiculo não tripulado sob comando militar dos Estados Unidos volta ao espaço para mais uma missão secreta.

Partiu a bordo do foguete United Launch Alliance Atlas 5, no passado dia 20 de maio, o pequeno mas misterioso vaivém espacial X-37B.

Esta é já a quarta missão que o X- 37B efetua, ao abrigo das forças militarizadas norte americanas, sem que seja explicada por parte das autoridades militares qual é a missão e com que propósito estes voos espaciais se realizam.


Partida de Cabo Canaveral do foguetão Atlas 5 com o X 37B a bordo - Reuters


Uma missão sem ordem para abortar

As ordens são rígidas e obrigatórias e entre elas está o fator “não abortar missão” do X-37B , seja qual for o imprevisto.

Estas missões secretas podem durar mais de um ano, como foi o caso da última, realizada entre 11 de dezembro de 2012 e 17 de Outubro de 2014 (410 dias). Segundo algumas teorias conspirativas, estes voos estão ligados a espionagem militar, experiências ilegais ou mesmo contactos com outras civilizações.



O programa secreto X-37 dispõe de dois veículos orbitais, A e B, construídos pela Boeing Space and Intelligence, na California. O X-37 A é operado pela NASA e o B pelas forças militares norte americanas.

A força aérea não dá muitas informações mas reconhece o programa e divulga fotografias de ambos os veículos à ida e à chegada.

O que é o X-37
O pequeno veiculo não tripulado e versátil X-37, (X – eXprimental; modelo 37), assemelha-se a um mini vaivém espacial e tal como este tem de ser lançado verticalmente no topo de foguetes descartáveis.



Os X-37 são capazes de manobras em órbita, de reentrar na atmosfera e de regressar à terra, como um avião normal.



O veículo militar foi lançado da base espacial terrestre em Cabo Canaveral, junto à base da NASA, através do foguete Atlas 5 que, às 11:05 (hora local), lançou a “Air Force Space comando 5” onde está incluido o X-37B, tendo sido confirmado o lançamento bem-sucedido cerca de 90 minutos mais tarde.

Atlas 5 leva cargas muito especiais 
O que levou o Atlas 5

O "pacote" de 10-cubesat que o Atlas 5 levou, segundo informações fornecidas pela Nacional Reconnaissance Office (NRO), é composto por material tecnológico e de pesquisa satélite - ULTRASat. Nove cubesats são patrocinados por E.U. Nacional Reconnaissance Office (NRO), que faz a gestão dos satélites-espiões americanos.

O que é um “Cube Sat”
Um CubeSat é um tipo de Satélite miniaturizado para pesquisas espaciais que geralmente tem um volume de exato de um litro (cubo de 10 cm), com uma massa não superior a 1,33 kg, e normalmente usa componentes electrónicos para uso comercial.
Dos cubesats NRO, três foram construídos pela Academia Naval dos Estados Unidos, três pela California Polytechnic State University, dois pela Aerospace Corp. e um pela E.U. Air Force Research Laboratory.

A configuração do foguete Atlas 5 neste lançamento contou com uma cápsula de carga de 5 metros de altura e um estágio superior “Centaur” com um motor RL-10C-1, tendo sido esta a sexta vez que tal configuração foi utilizada.

O foguete carregou também uma carga secundária ocupando o espaço de 10 “cubesats”, um dos quais é uma experiência da sociedade planetária solar “LightSail” (vela Solar).

Uma missão com o patricinio e apoio da NASA, que irá demonstrar como funciona o mecanismo de implantação em órbita de uma vela solar.











Tópicos
pub