NASA vai enviar missão para localizar fuga de amoníaco na Estação Espacial Internacional

Moscovo, 10 mai (Lusa) -- A Rússia e os Estados Unidos chegaram hoje a acordo para realizar uma missão espacial da NASA para localizar a fuga de amoníaco num radiador da Estação Espacial Internacional (EEI), anunciou o líder do departamento russo da missão.

Lusa /

"A decisão ainda não está tomada. Nós trataremos de resolver hoje. Em geral, não temos nada contra. Realmente existe uma séria avaria no segmento norte-americano da EEI. Nestes casos devemos cooperar como uma equipa", disse Vladimir Soloviov.

Uma fonte do setor aeroespacial russo adiantou à agência Interfax que a missão poderia ser realizada no sábado.

A NASA referiu que os astronautas da estação espacial descobriram hoje de madrugada uma fuga de amoníaco num radiador da nave.

Quando o radiador está no segmento da plataforma espacial dos Estados Unidos, os russos também o utilizam, uma vez que o sistema de abastecimento de energia é comum, afirmou Solovyov.

O amoníaco é um elemento fundamental que circula através dos sistemas externos de controlo térmico da estação para arrefecer e manter a temperatura adequada do sistema de energia e de outros sistemas da estação.

A fuga pode afetar o funcionamento do canal gerador de eletricidade, que fornece um grande número de componentes à estação e que pode causar um sobreaquecimento nos sistemas se estiverem fora de serviço, o que poderia afetar todo o complexo espacial.

Tópicos
PUB