O que o mundo procurou no Google em 2016

por Nuno Patrício - RTP

Uma das formas de saber é entrar no mundo informático e procurar nos inúmeros motores de busca que a internet nos dá a conhecer. A Google está dentro desse universo e revela-nos mais uma vez as maiores tendências em Portugal e no resto do mundo no ano de 2016.

Ainda se lembra quem foi o último campeão europeu de futebol, ou qual é a geringonça mais famosa em Portugal, ou até quem foi que surpreendentemente recebeu o Nobel da Literatura?

Certamente estas perguntas são respondidas de forma mais direta ou com maior facilidade, mas, apesar de estarem presentes na memória coletiva, não deixaram de ser procuradas no ciberespaço, como revela a Google no ano em pesquisa revista de 2016.



O que é o "Ano em Pesquisa" da Google?

A Google tem nos oferecido, no final de cada ano, um olhar anual para o top de tendências no seu motor de pesquisa.

As tendências que mostram o que se procura saber, num pais e no mundo e que identificam o que chamou mais a atenção das pessoas em 2016.
 
Como é que a Google define as tendências dos cibernautas?

As pesquisas de tendências são as pesquisas que tiveram o maior pico de tráfego durante um período sustentado em 2016 em comparação com 2015.

Qual é a metodologia para a criação das listas?
A Google estuda a agregação de biliões de pesquisas que as pessoas lhe dirigiram durante este ano de 2016.

Através do cruzamento da informação de múltiplas fontes, a Google utiliza ferramentas internas de informação, bem como, outras, incluindo a sua ferramenta pública, a Google Trends.

Neste resumo anual são também filtradas as pesquisas spam e repetidas de maneira a criar as listas que melhor refletem o espírito de 2016.
O que os portugueses procuraram
Em Portugal, o ano de 2016 ficará para sempre nas nossas memórias, porque houve acontecimentos que eram difíceis de concretizar, como a vitória da Seleção Nacional de Futebol, no Euro 2016 - mas não só.

Foi também este ano que a “cantora” Maria Leal passou do anonimato a um fenómeno de popularidade, quase à imagem e semelhança de Zé Cabra, decorria o ano de 2001.

E foram muitos aqueles que procuraram, no Google, saber o que era a Uber, devido à crispação com os taxistas, ou coisa tão simples como então saber a resposta para ser melhor aluno no ensino secundário.

Mas a curiosidade não se centra em assuntos nacionais. Chorámos a morte de David Bowie e assistimos à transferência do Renato Sanches, a mais cara de sempre de um português para o estrangeiro.


O que o mundo procurou

A nível internacional, 2016 ficou marcado por várias tendências de pesquisa, nomeadamente pelo jogo com níveis sem precedentes na história dos jogos de realidade aumentada para smartphones - Pokemon Go, ou até pela surpresa, ou não, ditada pelas eleições americanas com a eleição do novo presidente, Donald Trump.

E você? O que procurou saber do mundo?
Tópicos
pub