Privacidade. Google guarda dados de localização sem autorização

por RTP
Peter Power - Reuters

De acordo com uma recente investigação da agência de notícias Associated Press, muitos dos serviços da Google guardam informação sobre a localização dos utilizadores. Ainda que seja pedida permissão para os utilizadores partilharem informações de localização nas aplicações, a empresa não deixa de rastrear dados mesmo quando o histórico de localização está desligado.

O Google Maps, por exemplo, guarda informações quando os utilizadores abrem a aplicação, e as atualizações automáticas diárias de previsão de tempo em smartphones Android fornecem uma aproximação da localização do utilizador. 

Um grupo de investigadores de ciência da computação da Universidade de Princeton confirmou as descobertas da Associated Press

Armazenar a informação sobre localização em violação das opções do utilizador é "errado", afirmou Jonathan Mayer, um dos cientistas da Universidade de Princeton e ex-chefe de tecnologia na autoridade reguladora do setor, a Comissão Federal de Comunicações.A mensagem oficial do Google é promover a autonomia quando se trata de decidir quais as informações que os utilizadores querem partilhar.

De acordo com a página de privacidade da empresa "é possível desativar o histórico de localização a qualquer momento. Com o histórico de localização desativado, os lugares onde está não são guardados”.

No entanto, a agência de notícias garante isso não é verdade. Mesmo quando se pausa o histórico de localização, algumas das aplicações do Google guardam automaticamente os dados de localização sem permissão.

"O histórico de localização é um produto do Google que é totalmente aceite e os utilizadores têm a possibilidade de editar, excluir ou desativá-lo a qualquer momento", afirmou a empresa em comunicado à Bloomberg.

A Google refere, nesta nota, que apenas guarda os dados para melhorar a experiência do utilizador. "Garantimos que os utilizadores do histórico de localização sabem que quando desativam o produto, continuamos a usar a localização para melhorar a experiência do Google quando realizam uma pesquisa ou usam o Google para obter rotas", acrescenta.
  A Google esta integrada na Alphabet Inc., uma holding que obtém receita através da publicidade reforçada por dados gerados pelos utilizadores, fornecendo informações úteis para os anunciantes.
A Google informou recentemente que os negócios de publicidade da empresa aumentaram 24% no segundo trimestre, elevando a receita total da Alphabet para mais de 26 mil milhões de dólares.

O CEO da Google, Sundar Pichai, avisou que a empresa está a explorar novas formas de colocar conteúdo e anúncios nos serviços de mapas.

A questão da privacidade afeta cerca de dois milhões de utilizadores de aparelhos com o sistema Android e centenas de milhões de utilizadores do iPhone, que utilizam o Google para mapas ou pesquisas.
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