QUEM ÉS TU ZÉ TÓ ?
O humor na "radio novela" de Roberto Pereira e Rui Sinel de Cordes
Zé Tó, José António Santos, é um quadro médio de uma modesta Câmara Municipal de Trás-os-Montes, que através de um conjunto de esquemas e trafulhices decide mudar-se para a capital ? intitulando-se de António de Bragança ? a fim de se "colar" aos políticos mais prestigiados, com o objectivo de se tornar um acessor competente e pretendido, não olhando a meios para o conseguir.
Zé Tó representa a encarnação satírica do português típico que ambiciona poder e protagonismo. No fundo, ser alguém. Como todo o bom português, Zé Tó tão depressa se sente optimista, o do dono do mundo, como, no minuto seguinte, se sente um fracassado, um falhado, alguém por quem a vida passou ao lado.
Mas, mesmo assim, nada demove Zé Tó de viver o seu pequeno "sonho americano" em Lisboa, junto de quem decide, de quem manda, de quem? aparece na televisão (sem ser por causa das cheias)!
Zé Tó irá contar com a ajuda de Lucas, um jornalista estagiário há oito anos que também ambiciona o mediatismo. Lucas vê em Zé Tó a oportunidade de fazer uma grande reportagem, pondo a nu todo o estratagema vigarista que Zé Tó engendrou para chegar ao poder. Mas? quem melhor para lhe dar a mão, caso Zé Tó consiga realmente atingir o seu objectivo? Se calhar, o melhor mesmo é ajudar Zé Tó a chegar ao topo. Ou melhor, António de Bragança?
Desde levá-lo às discotecas e restaurantes da moda, inscrevê-lo em vários partidos políticos e fazer-se de motorista, Lucas fará de tudo para que o seu "comparsa" chegue ao topo da vida política. Irá Zé Tó tornar-se um cliente habitual do Lux? Ou amigo intimo do dono da Bica do Sapato?
Paralelamente, na capital, Zé Tó sofre uma mudança interior, que faz com que tudo o que possuía deixe de lhe servir, inclusive a família. Ele não é um homem mau, apenas quer ser muito bom. Resta-nos ainda descobrir qual o papel da mulher (que deixa de reconhecer em Zé Tó o homem com quem casou, e que muitas vezes lhe pergunta "quem és tu, Zé Tó?"), do filho, dos pais, que cansados de mentiras, resolvem acompanhá-lo no seu sonho mudando-se para Lisboa. Resta saber se Zé Tó quer ser acompanhado. No caminho para o sucesso, é normal perderem-se os anéis que temos nos dedos. Os de António de Bragança, simplesmente deixaram de lhe servir.
Conseguirá Zé Tó triunfar?
Autoria de: Roberto Pereira e Rui Sinel de Cordes
Com os actores: Joana Capucho, Pedro Borges e Pedro Diogo
Ficha Técnica
- Título Original
- QUEM ÉS TU ZÉ TÓ ?
- Realização
- Roberto Pereira e Rui Sinel de Cordes
- Autoria
- Roberto Pereira e Rui Sinel de Cordes