Programas tv

JOSÉ GOMES FERREIRA

Imagem de JOSÉ GOMES FERREIRA

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A vida e obra de uma figura singular da nossa Cultura.

A vida e a obra de José Gomes Ferreira atravessam praticamente todo o déculo XX." Até 2000 ainda espero...Depois desisto!"
José Gomes Ferreira nasceu no Porto em Junho de 1900. Veio para Lisboa ainda criança, cidade por que viria depois a apaixonar-se. Na manhã da revolução republicana de 1910 correu para a rua aos vivas com uma bandeira vermelha e verde feita de papel de seda presa ao cabo de uma vassoura.
Asssitiu à 1.ª Grande Guerra. Entusiasmou-se com a revolução russa de 1917. Opôs-se com irreverência à ditadura de Sidónio Pais. Foi compositor e músico. Formou-se em Direito. Foi Cônsul de Portugal na Noruega. Foi depois crítico de cinema, trabalhou em filmes de Chianca de Garcia e de Cotinelli Telmo. Foi programador do Cinema Tivoli e traduziu centenas de filmes. Chorou com a Guerra Civil de Espanha. Revoltou-se com a 2ª Guerra Mundial. Resistiu à Ditadura de Salazar. E comoveu-se de alegria até às lágrimas no dia 25 de Abril.
Ler os seus poemas, as suas crónicas, os seus textos, é não só conhecer uma personalidade rara, um criador prodigioso, um humanista insubmisso e generoso, como também revisitar todo o século XX onde a cada momento o Poeta Militante manteve a sua presença combativa e o seu sonho de liberdade.
Locução de Margarida Mercês de Mello. "Valsa das Folhas Secas Caindo",de José Gomes Ferreira, interpretada pela pianista Gabriela Canavilhas.

Um documentário da Videoteca da Câmara Municipal de Lisboa e do Departamento de Arquivo e Documentação da RTP.
Apoios: Instituto Camões e Teatro da Comuna

Ficha Técnica

Título Original
JOSÉ GOMES FERREIRA
Intérpretes
João Mota
Realização
António Cunha
Ano
2000