O Dragão de Fumo (série)
A história de uma mulher à beira da transferência de Macau para a administração chinesa
Macau, 1999 ...à beira da transferência para a administraçâo chinesa.
Em Macau, Lisboa e China vivem-se os tempos difíceis do final do império português. São três perspectivas diversas sobre o mesmo acontecimento que condicionam o presente e o futuro das diversas comunidades de Macau e determinam aí conflitos de interesses onde se torna difícil a distinção entre o Bem e o Mal. Universo místico, horizonte da aventura ainda possível, Macau exerce sobre parte da sociedade portuguesa o fascínio do exotismo, onde tudo parece possível, mesmo a oportunidade de um novo começo de vida. E é por isso que Rita Carreira voa para Macau. Com 30 anos e após um recente divórcio, Rita não consegue deixar de se recriminar pelo desfecho inglório do seu breve casamento, projectando a sua insegurança sobre as convicções que sempre a animaram. E, assim, aceita a possibilidade de se refugiar em Macau, leccionando no mesmo sítio onde, anos antes, o seu pai, Adriano Carreira, jornalista e escritor destacado, teria tido uma relação apaixonada e controversa. Rita vai descobrindo Macau com os olhos de forasteira e, pouco a pouco, vai-se integrando na sociedade local.
Ao longo da narrativa, Rita estará dividida entre a passividade frente ao horizonte do regresso e a decisão de ficar. E corre todos os riscos na defesa daquilo que acredita ser a justiça mínima, descobrindo, enfim, que as desilusões são os dolorosos degraus da escada que nos leva ao topo da maturidade.
Ficha Técnica
- Título Original
- O Dragão de Fumo (série)
- Intérpretes
- Cristina Homem de Mello (Rita), Afonso de Melo (Alexandre Moura), Yao Jingming, Adolfo Macedo, Fernando Sales Lopes, António Terra Esteves
- Realização
- José Carlos de Oliveira
- Produção
- RTP E ZDO Filmes
- Autoria
- adaptação do romance homónimo de João Aguiar.
- Música
- Mão Morta, Alexandre Delgado e Irene Lima
- Ano
- 1999