JUGOSLÁVIA: NÃO PASSARÃO
Uma fábula moderna em tom de parábola sobre o confronto e os limites dos dogmas religiosos e políticos, num filme jugoslavo que é, por ironia histórica, uma grande lição de tolerância.
Na Jugoslávia, nos tempos do regime comunista, Lázaro, um professor idealista e comunista, consegue que a igreja da sua vila seja transformada em escola, depois desta ter ficado destruida devido a um incêndio. Nicodemos, o chefe da milícia local, manda cobrir os frescos religiosas que misteriosamente acabam sempre por reaparecer. A população toma este fenómeno como um milagre, cuja origam Lázaro e Nicodemos tentam, em vão, explicar. Entretanto, um vagabundo que a irmã de Lázaro auxilia opera, aparentemente, um milagre ao ressuscitar Lázaro que é vítima de uma morte súbita. A população encara o vagabundo como um novo Messias e Nicodemos obriga Lázaro a confessar que montou uma farsa.
O cineasta jugoslavo Goran Paskaljevic assinou em 1990 ¿Tempo de Milagres¿ uma espécie de fábula moderna em tom de parábola sobre o confronto entre religião e ideologia. Um professor e o chefe da milícia de uma vila dos Balcãs, durante o regime comunista, vivem uma série de complicadas atribulações depois de transformarem uma igreja em escola, onde uma série de fenómenos fantásticos reanima as velhas crenças místicas da população, a que se junta mais tarde um vagabundo milagreiro que todos tomam pela reencarnação do Messias. Paskaljevic com inteligência, humor e sensibilidade reflecte, no meio das alusões bíblicas, sobre os limites e a pertinência das convições bem como sobre o efeito perverso dos dogmas, políticos e religiosos. Um tema de grande actualidade, sobretudo pela sua importante lição de tolerância, num filme jugoslavo produzido em 1990, quando o país estava no limiar duma devastadora guerra civil que o iria destruir e, ao longo da qual, a ausência de tolerância, religiosa e política, iria conduzir às maiores atrocidades.
Ficha Técnica
- Título Original
- TIME OF MIRACLES
- Intérpretes
- Miki Manojlovic, Dragan Maksimovic, Svetozar Cvetkovic, Mirjana Jokovic, Mirjana Karanivic, Danilo Bata Stojkovic, Ljuba Tadic, Slobodan Ninkovic.
- Realização
- Goran Paskaljevic
- Produção
- Goran Paskaljevic
- Autoria
- Goran Paskaljevic e Borislav Pekic
- Música
- Zoran Simjanovic
- Ano
- 1990
- Duração
- 95m (cor) minutos