História da Música Popular
FROM RUSSIA WITH LOVE
"As pessoas pensam que a música popular começou em 1957. Não foi. De facto começou 50 anos antes, na Broadway e em Tin Pan Alley", diz Paul McCartney.
Este primeiro episódio dá-nos uma perspectiva da história do teatro musical americano, revelando a maneira como a música, cujas raízes se baseiam nas tradições judaicas e afro-americanas, se transformou no som fascinante e sofisticado que alegrou a América durante a Depressão.
Costuma-se dizer que o homem que teve influência na origem da Broadway foi o Czar Alexandre III, porque entre as famílias judaicas que, na viragem do século, fugiram da Rússia para a América à procura de refúgio, encontravam-se os Gershovitzes ( George Gershwin), os Levys ( Richard Rogers) e Israel Baline (Irving Berlin), na altura com cinco anos de idade.
A história do jovem Berlin simbolizou a nova América. Ele abandonou o East Side, onde vendia jornais e foi trabalhar em China Town como criado cantor, depois gravitou em direcção a Tin Pan Alley. Berlin valeu-se dos sons populares do momento e criou o seu primeiro êxito: " Alexander¿s Ragtime Band."
A Broadway torna-se no ponto de referência para os compositores de Nova Iorque, sendo Jerome Kern um dos mais conceituados da época e idolatrado por Berlin e Gershwin, cujo primeiro grande êxito, "Swanee", tem influências judaicas e também do som do momento, o jazz.
Para ilustrar melhor a época, este programa inclui entrevistas com a filha de Irving Berlin, Mary Ellin, e o seu colaborador de longa data Irving Caesar, veterano tocador de harmónica Larry Adler que recorda os seus primeiros anos em Tin Pan Alley e Stephen Sondheim, que fala acerca das aspirações - e limitações - da antiga Broadway. Filmes de arquivo e gravações incluem também os ensaios de George Gershwin para a estreia de "Porgy and Bess" - obra fundamental do grande compositor e que brilhantemente ilustra a época em que se vivia.
Ficha Técnica
- Título Original
- Walk On By
- Realização
- Ian Pye e Peter Jamieson entre outros
- Produção
- BBC - Alan Lewens e Michael Poole