Ela Baleou Andy Warhol
Uma fascinante evocação do dramático atentado contra a vida de Andy Warhol, que deu à alucinada Valerie Solanas os seus amargos 15 minutos de fama.
A 3 de Junho de 1968, a feminista Valerie Solanas feriu a tiro a célebre e influente personalidade da Pop Art, Andy Warhol. Valerie pertencia ao pitoresco e diversificado grupo que gravitava em torno de Warhol. Tinha escrito um violento manifesto contra os homens e uma peça teatral que acreditava poder ser produzida por Warhol. Uma infância difícil e um descontrolado radicalismo nos anos da universidade moldaram a dura, violenta e angustiante personalidade de Valerie, que iria mergulhar na loucura e ficar conhecida por ter tentado matar Andy Warhol.
Antiga documentarista da BBC e jornalista musical, Mary Harron assina uma primeira e fascinante obra de ficção, não só evocando um dos mais marcantes incidentes da vida de Andy Warhol mas, também, recriando o seu especial e particular Mundo. Warhol, atingido com vários tiros e dado como morto à chegada ao hospital em 1968, acabou por ser salvo após complicada intervenção cirúrgica. Porém, Warhol nunca recuperou, nem física nem artisticamente, deste brutal e gratuito atentado que deu, ironicamente, os celebérrimos 15 minutos de fama a uma tal Valerie Solanas, frustrada e angustiada intelectual feminista que pertenceu ao círculo mais íntimo de Warhol e acabou por se deixar arrastar para a loucura homicida. Harron recria a atmosfera, as personagens, a música e os comportamentos da época de forma soberba, apoiada por um notável trabalho de caracterização, direção artística, guarda-roupa e, sobretudo, por uma espantosa interpretação de Lili Taylor no papel da alucinada que quase matou Andy Warhol.
Ficha Técnica
- Título Original
- I Shot Andy Warhol
- Intérpretes
- Lili Taylor, Jared Harris, Martha Plimpton, Lothaire Bluteau, Anna Levine, Peter Friedman, Tahnee Welch, Jamie Harrold, Donovan Leitch, Michael Imperioli.
- Realização
- Mary Harron
- Produção
- Christine Vachon
- Autoria
- Mary Harron, Daniel Minahan e Jeremiah Newton
- Música
- John Cale
- Ano
- 1996
- Duração
- 100 (cor) minutos