Programas tv

Ela Baleou Andy Warhol

Imagem de Ela Baleou Andy Warhol

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Uma fascinante evocação do dramático atentado contra a vida de Andy Warhol, que deu à alucinada Valerie Solanas os seus amargos 15 minutos de fama.

A 3 de Junho de 1968, a feminista Valerie Solanas feriu a tiro a célebre e influente personalidade da Pop Art, Andy Warhol. Valerie pertencia ao pitoresco e diversificado grupo que gravitava em torno de Warhol. Tinha escrito um violento manifesto contra os homens e uma peça teatral que acreditava poder ser produzida por Warhol. Uma infância difícil e um descontrolado radicalismo nos anos da universidade moldaram a dura, violenta e angustiante personalidade de Valerie, que iria mergulhar na loucura e ficar conhecida por ter tentado matar Andy Warhol.

Antiga documentarista da BBC e jornalista musical, Mary Harron assina uma primeira e fascinante obra de ficção, não só evocando um dos mais marcantes incidentes da vida de Andy Warhol mas, também, recriando o seu especial e particular Mundo. Warhol, atingido com vários tiros e dado como morto à chegada ao hospital em 1968, acabou por ser salvo após complicada intervenção cirúrgica. Porém, Warhol nunca recuperou, nem física nem artisticamente, deste brutal e gratuito atentado que deu, ironicamente, os celebérrimos 15 minutos de fama a uma tal Valerie Solanas, frustrada e angustiada intelectual feminista que pertenceu ao círculo mais íntimo de Warhol e acabou por se deixar arrastar para a loucura homicida. Harron recria a atmosfera, as personagens, a música e os comportamentos da época de forma soberba, apoiada por um notável trabalho de caracterização, direção artística, guarda-roupa e, sobretudo, por uma espantosa interpretação de Lili Taylor no papel da alucinada que quase matou Andy Warhol.

Ficha Técnica

Título Original
I Shot Andy Warhol
Intérpretes
Lili Taylor, Jared Harris, Martha Plimpton, Lothaire Bluteau, Anna Levine, Peter Friedman, Tahnee Welch, Jamie Harrold, Donovan Leitch, Michael Imperioli.
Realização
Mary Harron
Produção
Christine Vachon
Autoria
Mary Harron, Daniel Minahan e Jeremiah Newton
Música
John Cale
Ano
1996
Duração
100 (cor) minutos