Programas tv

A Imperatriz Vermelha

Imagem de A Imperatriz Vermelha

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Quando Sternberg percebeu que Marlene não podia continuar a ser a rainha das prostitutas no cinema fez dela uma prostituta rainha num portentoso drama histórico.

No século XVIII, a jovem princesa alemã Sofia Frederica, casa com o demente Grão Duque Pedro III, da Rússia Imperial, cuja mãe, a dominadora Imperatriz, sonha em melhorar a sua linhagem real. Sofia não gosta do marido mas apaixonou-se pela Rússia e tem pelos seus soldados um carinho muito especial. Acaba por dar um herdeiro à Rússia, de paternidade algo duvidosa, e, após a morte da velha Imperatriz, dá um golpe de estado com o apoio dos militares, livra-se do marido e torna-se Czarina, tendo passado à História como como Catarina, a Grande.

Logo a seguir a ?Vénus Loira? Josef von Sternberg afirmou ter ?completamente subjugado a sua ave do paraíso à sua peculiar mania de tentar provar que um filme pode ser uma obra de arte?. Nascia, assim, ?A Imperatriz Vermelha?, em que o realizador ajustava, em certa medida, contas com a censura, no sentido em que se Marlene Dietrich não podia voltar a ser prostituta num filme então ele iria tornear a questão voltando a dar-lhe essa dimensão mas de forma elíptica e grandiosa na figura histórica de Catarina II da Rússia. Filme prodigioso, na sua concepção plástica, ?A Imperatriz Vermelha? para além da admirável concepção de ?mise en scène? e do milimétrico controlo da imagem fascina, sobretudo, pela sumptuosidade dos décors, que Sternberg montou com a ajuda do escultor suíço Ballbush e do pintor alemão Kollorz. Um autêntico delírio barroco, incompreendido na sua época, mas que é hoje reconhecida como uma das obras mais notáveis da lendária associação de Sternberg a Marlene.

Ficha Técnica

Título Original
The Scarlet Empress
Intérpretes
Marlene Dietrich, John Lodge, Sam Jaffe, Louise Dresser, Maria Sieber, C. Aubrey Smith, Ruthelma Stevens, Gavin Gordon, Hans von Twardowski.
Realização
Josef von Sternberg
Produção
Adolf Zukor
Autoria
Manuel Komroff
Música
John Leopold e W. Frank Harling
Ano
1934
Duração
105 (pb) minutos