Herói a Prazo
Um célebre e absurdo caso verídico de reféns na Austrália nos anos 60, que se transformou num circo anárquico e mediático completamente surrealista.
Na Austrália, no Verão de 1968, Wally Mellish, sai da prisão depois de ter cumprido nove meses por furto de automóvel. Determinado a endireitar a sua vida, Wally, arranja uma modesta casa nos subúrbios de Sidney para onde se muda com a sua namorada, Beryl Muddle, e o pequeno filha dela com dois anos. Wally é um homem de pacata natureza mas pouco inteligente e comete um furto insignificante. Dois polícias investigam no bairro e quando batem na casa de Wally este, em pânico, ameaça-os com uma arma. Gera-se o equívoco que Wally está barricado naquela casa com reféns e uma aparatosa operação policial é montada. O cerco transforma-se num circo mediático e numa atração pública, no meio da qual o agente Fergusson tenta conduzir as negociações com Wally.
"Herói a Prazo" é uma fascinante comédia australiana sobre a reconstituição de um célebre caso verídico do cerco policial a uma casa onde, supostamente, um cadastrado se tinha barricado com reféns. Na verdade, tratava-se de um insignificante e pacato marginal arrastado por uma série de infelizes acasos para uma situação explosiva e alucinante que ele próprio não conseguia compreender em absoluto e muito menos dominar. Nadia Tass numa hábil combinação de drama social, suspense e comédia recria com irresistível ironia e grande sensibilidade este célebre e absurdo caso dos reféns que nunca o foram, num filme onde se reflete o espírito de contestação ao sistema, a incapacidade das autoridades para lidar com este tipo de situações, o circo de sabor felliniano criado pela anarquia popular e o delírio especulativo da comunicação social.
Ficha Técnica
- Título Original
- Mr. Reliable
- Intérpretes
- Colin Friels, Jacqueline McKenzie, Gillian Stratham, Rebecca Di Corpo, Ken Radley, Graham Rouse, Elaine Cusik.
- Realização
- Nadia Tass
- Produção
- Michael Hamlyn, Terry Hays e Jim McElroy
- Autoria
- Don Catchlove e Terry Hayes
- Música
- Phil Judd
- Ano
- 1996
- Duração
- 108 (cor) minutos