SAINT CYR
Prémio Jean Vigo para esta bela reconstituição histórica que evoca a escola de Saint-Cyr e a França dos finais do século XVII, com Isabelle Hupert.
Nos finais do século XVII em França, Anne e Lucie, filhas de um fidalgo arruinado, são admitidas na escola de Saint-Cyr de Madame de Maintenon, segunda mulher de Luís XIV. Amigas inseparáveis, as duas raparigas julgam poder aceder a um futuro promissor graças a Saint-Cyr. Mas madame de Maintenon tem outros planos para as raparigas da sua escola que se vão tornar vítimas de um severo dogmatismo religioso, através do qual, Maintenon, julga poder expiar os seus pecados do passado. Lucie irá morrer em nome desse fervor religioso, de que Lucie consegue fugir.
Prémio Jean Vigo de 2000, ¿Saint-Cyr¿ é uma realização de Patricia Mazuy que revisita os tempos de Luís XIV para evocar a Escola de Saint-Cyr de madame de Maintenon, que através de lições de cultura, história e teatro preparava as filhas da nobreza sem dinheiro para enfrentar o Mundo, até ao momento em tudo se transforma numa alucinação de severidade religiosa com consequências devastadoras para as raparigas. Um belo filme de época, intimista e irónico, onde se reflecte a França dos finais do século XVII e se evoca as dificuldades da Mulher nessa sociedade. Um realização hábil e segura de Mazuy com Isabelle Hupert no principal papel de uma mulher atormentada por complexas dúvidas morais, religiosas e emocionais
Ficha Técnica
- Título Original
- SAINT CYR
- Intérpretes
- Isabelle Huppert, Jean-Pierre Kalfon, Jean-François Balmer, Simon Reggiani, Nina Meurisse, Morgane More, Anne Marev.
- Realização
- Patricia Mazuy
- Produção
- Denis Feyd
- Autoria
- Yves Thomas e Patricia Mazuy
- Música
- John Cale
- Ano
- 1999
- Duração
- 116m (cor) minutos