A Rádio e a Televisão em Portugal - O Impacto dos Primeiros Tempos
Imagens e sons recolhidos e difundidos pela rádio e televisão contribuíram decisivamente para a história do séc.XX
Imagens e sons recolhidos e difundidos por profissionais da rádio e da televisão contribuíram decisivamente para a história do século XX. Os dois meios de Comunicação influenciaram e foram influenciados por acontecimentos sociais, políticos, económicos e culturais relevantes.
A ausência de indústrias de material eléctrico, o alheamento a até mesmo a resistência dos governantes às inovações tecnológicas, fizeram de Portugal um dos últimos países da Europa a investir na criação de estações de rádio e de televisão. Em 1953 um despacho ministerial considerava prematura a criação de um canal de televisão, quando nos Estados Unidos o número de receptores rondava já os 21 milhões.
Na década de 20, a persistência e o espírito de aventura, de alguns senfilistas, foram decisivos para o aparecimento da Rádio. Ao contrário do que viria a acontecer com a televisão, as novas estações de radiofusão partiriam da iniciativa privada, e acabariam por assumir um papel de destaque num país rural, com altos índices de analfabetismo e com grande tradição de Cultura oral.
Ficha Técnica
- Título Original
- Crónica do Século II (6)
- Intérpretes
- Direcção Científica de Fernando Rosas
- Produção
- Alice Milheiro
- Autoria
- Ana Martins
- Ano
- 2002
- Duração
- 60 minutos